Brasil é o 18º entre 60 países em índice de economia verde

A quarta edição do Índice Global de Economias Verdes, publicada nesta segunda-feira pela consultoria Dual Citizen, apresenta o Brasil na 18ª posição entre as 60 nações avaliadas pela performance na área de sustentabilidade. Chama a atenção que o País está atrás da Costa Rica, do Peru e da Colômbia. Por outro lado, o Brasil está na frente de grandes nações industrializadas como Reino Unido, da Holanda e Estados Unidos.

O índice, que é publicado desde 2010, utiliza 32 indicadores para medir a performance dos países analisados. Esses indicadores são divididos em quatro dimensões: liderança e mudanças climáticas; setores eficientes; mercados e investimento; e capital natural e ambiental. Além da performance, o relatório também apresenta o ranking de percepção sobre o tema, captado por meio de uma pesquisa feita entre julho e agosto deste ano, com especialistas e pessoas que atuam na área em todos os continentes do mundo.

Neste quesito, o Brasil aparece em 15º lugar, uma posição atrás da Costa Rica, e uma à frente da Índia. A consultoria aponta que, com a abundância em recursos naturais e o crescimento de seu poder econômico, o país poderia assumir uma liderança maior na promoção de um crescimento econômico mais sustentável, que permita o desenvolvimento futuro.
No relatório, o Brasil é citado como um país atrativo para investimentos nas áreas de tecnologias limpas e energias renováveis.

Energia Eólica

A geração de energia pode ser por meio elétrica ou mecânica, seja por meios de moinho ou catavento com relação de trabalhos mecânicos como o bombeamento da água) através dos ventos se dá pela conversão da energia cinética  de translação pela energia cinética de rotação através do emprego de turbinas eólicas, Com finalidade de gerar eletricidade, ou moinho e cataventos

A energia eólica é uma forma de capitação de energia de fontes totalmente renovável e limpa, não realiza qualquer tipo de poluente. Por esta razão uma das principais apostas no campo das fontes renováveis de energia. Sua comercial  iniciou na década de 70 quando ocorreu a crise do petróleo e os países europeus começaram a investir em outras formas de energia.



FonteTerraFotoWalter Rafael / Secom - PB / REPÓRTER: Josélio Carneiro
Brasil é o 18º entre 60 países em índice de economia verde Brasil é o 18º entre 60 países em índice de economia verde Reviewed by Natan C. Bezerra on 10/23/2014 11:37:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais