Eleitor gastará em média 42 segundos para votar na urna neste domingo

A Justiça Eleitoral previsão de tempo médio para que o eleitor vote no segundo turno das Eleições 2014, a ser realizado no próximo dia 26, será de 18 segundos (na urna comum) e 42 segundos (na urna com leitor biométrico) nos estados onde não há mais disputa de governador. Já nos 13 estados e no Distrito Federal onde, além de presidente, os eleitores votarão em governador, a previsão de tempo médio para votar é de 29 segundos (na urna comum) e 53 segundos (na urna com leitor biométrico).

A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera o período de tempo gasto pelo eleitor desde a identificação perante o mesário, seu deslocamento até a cabine de votação até o instante em que confirma o último voto. Ainda que sejam menos cargos em disputa no segundo turno, a Justiça Eleitoral mantém a recomendação aos eleitores para que levem o número de seus candidatos anotados em papel, de forma a agilizar ainda mais o procedimento de votação.

No primeiro turno, realizado no último dia 5, o tempo médio de votação nas urnas comuns foi de 61,04 segundos, e na urna com identificação biométrica foi de 85,04 segundos. Sendo que no primeiro turno cada eleitor teria a opção de cinco candidatos para preencher o seu  voto consciente.

Opinião

Para o eleitor exercer o seu ato de cidadania neste domingo (26), é preciso está consciente qual o seu candidato antes de chegar na cabine de votação, para não retardar a fila, estar munido do Titulo de Eleitor, acompanhado de um documento oficial com foto de preferência a Carteira de Identidade. "Aos Idosos e pessoas especiais, deve ser acompanhado de duas pessoas, uma fica com o especial em lugar de pouco movimento próximo a sessão e o outro procura um dos funcionários da Justiça Eleitoral para ser garantido o seu direito prioritário, mas evitem chegar após 16 horas,para evitar tumultos. Jà todo o trajeto de saída de casa ao local de votação, todos tramites e a volta de carro estima-se uma hora já os de coletivo ou a pé cerca de uma hora e meia, agora no segundo turno."

 Tumulto

Uma alerta a Justiça Eleitoral, do Estado da Paraíba com as chamadas " Mães de Empréstimo", as mulheres que levam crianças de colo votam e ainda entrega o filho para outras amigas votarem,  as repetições dessa e outras atitudes retardaram em que uma horas além do normal as enormes filas sem andar, haja visto os casos amparados por Lei dos Idosos e pessoas de mobilidade especial, fraturas e cirurgias, além das " Mães de Empréstimo". Isto ocorre em vários lugares e estados do país, mas foi testemunhado por várias pessoas, na capital da Paraíba, mais precisamente na 64ª  Zona, Sessão 98, na parte Escola Estadual Escritor José Lins do Rêgo (EUPB do Cristo Redentor, no qual existem vários lugares de votação.  O ocorrido foi realizado na fila das 10:15 às 12:30 horas, em algumas sesçoes daquela escola, foi eleitor até preso "por revolta de dessa demora um jovem revoltado  bateu na porta da sala de votação e outro inocente mais próximo foi preso. 

Representativa - Foto: Honorário Barbosa / Diário do Nordeste
Já parte da tarde naquela Faculdade UEPB do Cristo estavam várias autoridades como uma Juiza, um promotor do Ministério Publico, um coronel da pm e sua equipe, além do efetivo permanente como da Semob, com vários agentes de transito nas duas extremidades e isolamento da rua, efetivos da polícia militar, e guarda municipal.  Todo esse aparato presenciado por mim, fez com que os eleitores retardatários após 16:00 horas ficassem na fila por cerca de duas horas embora reclamando que não andava na fila alguns desistiram ao presenciar as espertinhas " Mães de Empréstimo."  E digo irei enfrentar uma das famosas filas com meus dez parafusos de minha cirrugia, mas presenciar abusos que dificulte o eleitor de exercer seu direito de cidadania,  procurarei a Justiça Eleitoral se continuar o problema convoco a imprensa.


FonteClik PBFotoDigite
Eleitor gastará em média 42 segundos para votar na urna neste domingo Eleitor gastará em média 42 segundos para votar na urna neste domingo Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 10/25/2014 03:36:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais