Mais de seis mil homens garantem segurança nas eleições na Paraíba

A Secretaria de Segurança e Defesa Social divulgou nesta quinta-feira (23) o esquema de segurança para o segundo turno das eleições na Paraíba, que será realizado neste domingo (26). Um total de 6.711 policiais militares, civis e bombeiros, além de um efetivo da corporação estará empregado no período, que contará com quase duas mil viaturas circulando, entre carros e motos. Irão garantir a segurança nos 223 municípios paraibanos durante a continuidade da Operação Voto Seguro, que começou a ser executada nessa quarta-feira (22) e se prolonga até o dia 26 de outubro.

A Polícia Militar escalou 4.561 policiais, enquanto o Corpo de Bombeiros participa com 1200 bombeiros militares e a Polícia Civil com 950 policiais, incluindo delegados, agentes de investigação, escrivães e as equipes do Instituto de Polícia Científica (IPC). Além de algumas cidades terem pedido tropas federais, através de autorizações de juízes.

Reforço Especial

 

Foto: www.czformado.com.br

Durante uma reunião do Comando da PM com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi feito um planejamento com base na ultima eleição e foram detectadas algumas cidades com a necessidade de reforço no policiamento. Essas localidades receberão reforço, inclusive, com 68 viaturas descaracterizadas. A Polícia Militar ainda informou que doze municípios da Paraíba receberão maior atenção: João Pessoa, Campina Grande, Conde, Alhandra, Pedras de Fogos, Pombal, Souza, Pocinhos, Monteiro, Sumé, Catolé do Rocha e São Bento.

 
O secretário de Estado da Segurança Pública, Cláudio Lima, destacou que todo o efetivo a ser empregado pode chegar a cerca de oito mil homens e mulheres, caso necessário. Ele ressaltou a importância desse trabalho integrado entre as policiais estaduais, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, todas à disposição do Tribunal Regional Eleitoral, e observou que as tropas estaduais vão dispor de um helicóptero, que será útil em qualquer operação policial ou de resgate a vítimas.

Bombeiros e Polícia Militar - O Corpo de Bombeiros estará pronto para desempenhar as atividades de atendimento de urgência/emergência, quer seja nas atividades de combate a incêndio, busca e salvamento ou de pré-hospitalar, prestando também auxilio à Polícia Militar nas ações definidas pela Secretária de Segurança Pública em relação à guarda de urnas eletrônicas nos municípios onde se fizer necessária a presença do bombeiro militar.

A PM também vai atuar nos três Centros de Comando e Controle, locais onde ficarão reunidos profissionais de vários órgãos para monitorar a instalação das urnas na sexta-feira (24) e sábado (25) e corrigir possíveis problemas de forma imediata. No domingo (26), dia da votação, o Centro funcionará das 7h até o término da apuração dos votos. As estruturas serão montadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Todo efetivo da corporação estará empregado no período, que contará com quase duas mil viaturas circulando, entre carros e motos. Mesmo com o reforço por causa do pleito, o policiamento nas ruas continua de forma normal, já que o efetivo empregado exclusivamente na eleição foi mobilizado dos setores administrativos, diretorias e plantões extraordinários.

Balanço – No primeiro turno, a operação Voto Seguro I foi encerrada com 41 atendimentos a ocorrências eleitorais em todo Estado, de 1º a 6 de outubro. Entre os registros estavam suspeita de compra e venda de votos, alteração/falsificação de documentos com fins eleitorais, aliciamento de eleitores, transporte irregular de pessoas para votar, desordem e desobediência à Justiça Eleitoral – condutas em desacordo com a legislação eleitoral.


FonteSecom / Click PBFotoFábio Pozzebom / Agência Brasil
Mais de seis mil homens garantem segurança nas eleições na Paraíba  Mais de seis mil homens garantem segurança nas eleições na Paraíba Reviewed by Natan C. Bezerra on 10/23/2014 09:12:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais