Projeto Prima leva música clássica e popular na Semana do Servidor

O Polo Tibiri do Projeto de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) levou música clássica e popular aos servidores estaduais do Centro Administrativo, em Jaguaribe, João Pessoa, na tarde desta quarta-feira (29), na Semana do Servidor. As atividades continuarão nesta quinta-feira (30), a partir das 10h, com atrações culturais incluindo o Quinteto de Professores, a Dança em Cadeiras de Rodas e, encerrando a programação, o show da banda Tuareg’s. Antes, às 15h, acontece a oficina “Alimentação Saudável”.

Islen Mirela, 15 anos, aprendeu a tocar violino em janeiro deste ano quando se inscreveu no Prima, programa desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. A adolescente mora no bairro Tibiri, em Santa Rita, e revelou a importância que tem a música em sua vida. “É uma coisa que não tem explicação. Estou aqui porque a música é uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida e eu mudei muito desde que cheguei ao Prima”.

Renata Monteiro, 16 anos, toca fagote e, a exemplo da colega Islen, também integra o Polo do Prima de Tibiri. As duas adolescentes se apresentaram junto com mais 40 jovens. De acordo com o maestro Lenilson Santos, no Polo Tibiri estão inscritas 160 crianças e adolescentes e todos os dias chegam mais querendo se inscrever para aprender a tocar algum instrumento.

Prima / Foto: João Francisco
O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes foi concebido pelo governador Ricardo Coutinho, com participação do secretário de Cultura da Paraíba, Chico César. O Prima é inspirado no desempenho do “El Sistema”, na Venezuela, e o Neojiba, na Bahia. O objetivo do Prima é o ensino da cidadania por intermédio da música orquestral, com eventual extensão também a Bandas e Corais. Prima é um projeto social, que visa uma maior interação entre a população paraibana por intermédio da música e arte.

“Não é uma escola de música. É uma escola de cidadania, onde a atuação musical e em conjunto oferece um microcosmo da sociedade, onde exemplos de apoio mútuo e respeito ao próximo podem ser identificados, valorizados e transformados em lição de vida aos seus estudantes”, destaca o secretário Chico César.

Semana do Servidor

Teve inicio ontem às 10:00 horas, a Semana do Servidor Estadual, com teste glicemia para verificar a taxa de glicose no sangue, que o ideal deve ser até 90 mg/dl, muito embora alguns se encontram entre 100 e 125 mg/dl, mas ainda não se encontra tão elevada quanto no caso dos diabéticos. Outro cuidado no corpo foi com relação a auto estima da mulher, através de salão de beleza a disposição das funcionárias. Houve também um estande com produtos de artesanatos gerenciados por funcionários da Ressocialização da Administração Penitenciaria mas confeccionados por presidiários. Uma das apresentações que mais chamou atenção do público foi apresentação do Canil da PM, através do cachoro da raça Labrador de nome Marley, que especialista em detectar drogas


Palestra – Na programação da tarde desta quarta-feira, os servidores também puderam assistir a palestra “Como Administrar seu Orçamento”, proferida por Michelle Salles Barros, professora do Unipê. A palestrante tratou de temas como aplicação financeira e investimentos, como evitar ou sair das dívidas e controlar seu orçamento doméstico.



FontePortal do GovernoFotoWalter Rafael e João Francisco
Projeto Prima leva música clássica e popular na Semana do Servidor Projeto Prima leva música clássica e popular na Semana do Servidor Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 10/30/2014 08:06:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais