Inep divulga as notas individuais do Enem 2014, confira a sua aqui

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 já está disponível  no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Para acessar o resultado, o estudante precisará do número de inscrição ou CPF e da senha criada na hora da inscrição.  Desde o ano passado, os estudantes podem conferir o gabarito das provas desde o ano passado.




A correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Em 2014, mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades. Nessa primeira edição serão ofertadas 205.514 vagas em todo o Brasil, para 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

Saiba como você pode usar sua nota do Enem

  • Sisu 2015
Entre os dias 19 e 22 de janeiro, os estudantes podem concorrer a vagas públicas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. A lista com as 205,5 mil vagas ofertadas pelo Sisu pode ser consultada aqui. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem 2014 e não pode ter tirado nota zero na redação.

  • ProUni
O programa federal distribui bolsas de estudos parciais e integrais a estudantes de baixa renda, que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa integral. Também podem se beneficiar no programa pessoas com deficiência e professores da rede pública. As bolsas integrais podem ser concedidas a candidatos que tenham renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Alunos com renda familiar bruta de até 3 salários mínimo por pessoa podem concorrer a bolsas de estudo parciais em instituições privadas. As inscrições estarão abertas entre os dias 26 e 29 de janeiro. Para participar do processo seletivo, o estudante não pode ter diploma de ensino superior, precisa ter obtido, ao menos, 450 pontos no exame e nota diferente de zero na redação

  • Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa oferece o financiamento da graduação em instituições de ensino superior particulares com juros de 3,4% ao ano. O Fies funciona como um empréstimo para pagar as mensalidades, com a diferença que o estudante paga a conta somente após a formatura. Com as novas regras publicadas pelo MEC em dezembro de 2014, para ter direito ao Fies o estudante precisa ter feito, ao menos, 450 pontos no Enem e não ter tirado zero na redação.

  • Ensino Médio
A nota do Enem também pode ser usada para conseguir a certificação de ensino médio para quem não concluiu a etapa escolar. Para isso, é preciso ter mais de 18 anos e nota acima de 450 pontos no exame. Os candidatos devem procurar as secretarias estaduais de Educação ou um dos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia do país que oferecem o serviço de certificação.

  • Ciência sem Fronteiras
Os estudantes de ensino superior que pretendem uma vaga no programa federal de intercâmbio, Ciência sem Fronteiras, é preciso ter feito o Enem e ter uma nota superior a 600 pontos no exame, segundo o portal do programa.


FonteIGFotoArte | Blog WRB
Inep divulga as notas individuais do Enem 2014, confira a sua aqui Inep divulga as notas individuais do Enem 2014, confira a sua aqui Reviewed by Natan C. Bezerra on 1/13/2015 08:41:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais