Mais de 750 milhões de pessoas vivem sem água potável, no mundo diz Unicef

No Dia Mundial da Água, celebrado domingo (22), um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que cerca de 750 milhões de pessoas não têm acesso à água potável no mundo. Em média, mil crianças morrem diariamente em decorrência de doenças ligadas à água contaminada.
  
No entanto, desde 1990, mais de 2,3 bilhões de pessoas obtiveram o acesso a fontes melhores de água potável. Com isso, o Objetivo do Milênio de eliminar o percentual de pessoas sem água foi atingido cinco anos antes de 2015. Atualmente, apenas em três países (República Democrática do Congo, Moçambique e Papua Nova Guiné) mais da metade da população não tem acesso ao recurso de maneira potável.

Refugiados em acampamento no Sudão cavam em busca de água
Das 748 milhões de pessoas no mundo que ainda não possuem água, 90% vivem em áreas rurais e sem progressos registrados em seus país no transporte de água e saneamento. "As etapas para o acesso à água potável, desde 1990, representaram progressos, apesar das dificuldades", disse Sanjay Wijesekera, responsável da Unicef pelos programas de água e serviços sanitários.  O Dia Mundial da Água é celebrado todo 22 de março.

Opinião

"Aqui na Paraíba existe um programa do Governo do Estado, através do Projeto Cooperar, que auxilia as pessoas carentes na zona rural que constoi cisternas grátis ao lado da casa, com uma calha no telhado e bifircação em tupos de canos plasticos.    Já outros com melhor condições fazem por conta própria a minicisterna com tonéis, tubos de PVC e telas de mosquito para coletar, filtrar e armazenar a água da chuva. Essa água pode ser utilizada para banho, plantas, lavar objetos e caso filtrada ou fervida até para beber, de acordo com as necessidades ou poder aguisitivo das pessoas."  Acrescento "Caso haja condições pode até comprar uma caixa dagua do tamanho das condições financeiras, tudo para aproveitar o desperdicio de água, pois daqui alguns anos isso pode se agravar mais na torneiras."


FonteAgência ANSAFotoDigite
Mais de 750 milhões de pessoas vivem sem água potável, no mundo diz Unicef Mais de 750 milhões de pessoas vivem sem água potável, no mundo diz Unicef Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 3/23/2015 01:33:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais