Hemocentro de CG recebe doação coletiva de igreja evangélica neste sábado

O Hemocentro Regional de Campina Grande recebe, neste sábado (23), a partir das 8h, mais um grupo que vai realizar uma doação coletiva de sangue. Os doadores são da Igreja Evangélica Nacional Ebenézer, localizada no bairro do Cruzeiro, e de acordo com o pastor Adriano Souto, pelo menos 15 voluntários devem participar do ato de solidariedade. Mas fica aberto a quem quiser fazer esse ato de amor ao próximo.

O comunicado da ida dos voluntários ao Hemocentro foi feito à diretora geral do Hemocentro Regional de Campina Grande, Marisa Agra, pelo pastor Adriano, que afirmou que os integrantes da igreja pretendem colaborar com o aumento do estoque de sangue porque reconhecem a necessidade da doação de sangue para as pessoas que precisam.

A diretora Marisa Agra agradeceu a ação da igreja e espera que, cada vez mais, as pessoas se sensibilizem sobre a importância da doação de sangue e do quanto ela é necessária para que mais vidas sejam salvas. Quatro é o número de vidas que podem ser salvas com cada doação de sangue.

No mês passado, 1.868 pessoas doaram sangue no Hemocentro de Campina Grande, sendo 1.445 homens e 423 mulheres. Entre 18 e 29 anos de idade foram 714 doadores, enquanto que acima de 29 anos, foram 1.154. Ainda em relação ao mês de abril, 426 pessoas doaram pela primeira vez e 1.442 já eram doadores.

Para doação de Sangue

As normas nacionais e internacionais, como as do Ministério da Saúde, Associação Americana e Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador. Abaixo estão listados os requisitos básicos e alguns dos principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue. No entanto, esta lista não esgota os motivos de impedimentos para doação, de forma que outras informações prestadas por você durante a triagem clínica serão consideradas para definir se está apto para doar sangue nesse momento.

 Requisitos básicos

» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).


 Impedimentos temporários

» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
» Gravidez
» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
» Tatuagem nos últimos 12 meses.
» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
» Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.



FontePortal do Governo PBFotoWalter Rafael
Hemocentro de CG recebe doação coletiva de igreja evangélica neste sábado Hemocentro de CG recebe doação coletiva de igreja evangélica neste sábado Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/22/2015 02:10:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais