Paraíba sedia Fórum dos Secretários do Nordeste da Agricultura Familiar

O Fórum dos Secretários de Estado da Agricultura Familiar do Nordeste foi aberto na manhã desta segunda-feira (1), no Salão Nobre do Palácio da Redenção, pela vice-governadora do Estado, Lígia Feliciano. Durante o evento, foi assinado acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário para criação de um programa que valorize a semente com tecnologia, que também viabilizará a troca de dados do sistema da Declaração de Aptidão do Produtor com a finalidade de isentar o pagamento do ICMS da energia elétrica dos agricultores familiares.

...
A vice-governadora Lígia Feliciano enfatizou que a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, no evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), tem a finalidade de criar parcerias e destacou a produção das sementes crioulas como feijão macassar e fava que são sementes típicas da região. Lígia Feliciano disse ainda que o Governo do Estado tem mantido contato com as grandes redes de supermercados no sentido de que a agricultura familiar passe a fornecer seus produtos aos supermercadistas através de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ela disse que também é intenção do Governo do Estado fazer com que o Plano Nacional de Alimentação (PNA) nas escolas passe a absorver a produção da agricultura familiar, composta por alimentos saudáveis.

Por sua vez, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse ter vindo à Paraíba para buscar parcerias com o Governo do Estado no sentido de garantir o assentamento em condições dignas de todas as famílias que ainda estão vivendo em acampamentos. “Nossa meta é que até o final do governo da presidente Dilma não tenhamos mais nenhuma família de agricultores morando debaixo de lona neste país”, observou.

Ele disse também que o Governo Dilma vai criar espaços produtivos para produção de alimentos saudáveis para que o homem do campo permaneça no campo. Tudo isso agregado a ações integradas de educação, cultura e inclusão digital, além de atividades esportivas. Na ocasião, o ministro antecipou que, no próximo dia 15, a presidente Dilma Rousseff vai anunciar o plano Safra para a agricultura familiar 2015/2016. Segundo Ananias, ela não antecipou valores, mas deixou claro que não haverá nenhum retrocesso em relação aos valores do ano anterior, que foram no total de R$ 24 bilhões.

Durante o evento no Palácio da Redenção, foi feita a entrega da concessão de uso de selo da Agricultura Familiar a oito cooperativas da Paraíba. Elas fizeram uma demonstração de seus produtos em uma mini-feira montada na Praça João Pessoa. O uso do selo é concedido a agricultores ou cooperativas que solicitem ao MDA, que comprovem que o produto para o qual estão solicitando a utilização do Sipaf tenha em seus custos a participação da agricultura familiar em valor superior a 50% para o produto final.

O evento é realizado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds). O Fórum conta com o apoio do Programa Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Programa Semear.

Para o secretário estadual da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Lenildo Morais, esse é o primeiro passo para a agricultura familiar na região. “Nossa proposta é avançarmos rumo ao desenho e à implantação de estratégias de desenvolvimento sustentável, a partir das várias realidades do Nordeste”, afirmou.

Programação

O fórum segue até esta terça-feira (2) com mesas redondas e debates. Nesta terça-feira (2), a partir das 8h30, o secretário Executivo do Empreender Paraíba, Tibério Limeira, vai fazer explanações sobre o tema “Empreender Paraíba: Uma estratégia local de financiamento”. A coordenação será do secretário de Desenvolvimento Rural do Ceará, Dedé Teixeira.

Logo após, às 10h30, vai ser realizado um workshop, abordando o assunto “Uma Estratégia Regional de Financiamento da Agricultura Familiar”. Os moderadores serão os representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, Carlos Miranda e Eugênio Peixoto.

À tarde, a programação continua com uma explanação sobre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), ligado ao IICA, sob a responsabilidade dos consultores Hardi Vieira e Leonardo Bichara Rocha. O evento termina em seguida, com a consolidação da “Carta de João Pessoa” e encaminhamentos operacionais do fórum.



FontePortal do Governo PBFotoJosé Marques
Paraíba sedia Fórum dos Secretários do Nordeste da Agricultura Familiar Paraíba sedia Fórum dos Secretários do Nordeste da Agricultura Familiar Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/02/2015 11:14:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais