Será aberta as inscrições para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar

As inscrições para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Paraíba iniciam segunda-feira (6) e vão até o dia 10 de agosto de 2015. Só poderão concorrer os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota é utilizada como etapa intelectual do concurso. O edital está disponível também no site da PM e foi publicado no dia 3 de junho.

O valor cobrado este ano pela instituição é de R$ 50,00 – referente ao custeio dos exames complementares: psicológico, de saúde (exceto os laboratoriais), físicos e a avaliação social. O edital está disponível também no site da PM e foi publicado no dia 3 de junho, quando as inscrições do Enem ainda estavam sendo realizadas. Já os requisitos necessários para concorrer, a exemplo da altura mínima (1,65 m para o sexo masculino e 1,60 m para candidatos do feminino) e idade – ter 18 anos, no mínimo, e 30 anos, no máximo, até o dia 31 de dezembro de 2016, que é o ano da realização da matrícula para os aprovados.

INSCRIÇÃO do CFO 2016 PM PB

Para efeito deste Concurso, somente será considerado(a) candidato(a), aquele(a) que se inscrever para os Exames Complementares (Exame Psicológico, Exame de Saúde e Exame de Aptidão Física) de responsabilidade da Polícia Militar do Estado da Paraíba, conforme o presente Edital, desde que também tenha efetuado sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2015), a ser realizado sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Não serão aceitas inscrições provisórias, condicionais, extemporâneas, ou que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

Para os EXAMES COMPLEMENTARES, as inscrições serão realizadas pela Polícia Militar do Estado da Paraíba, via Internet, no site da Polícia Militar deste Estado “http://www.pm.pb.gov.br”, a partir das 09:00 horas do dia 06 de julho de 2015 às 09:00 horas do dia 10 de agosto de 2015, e somente será efetivada após o pagamento da taxa, que poderá ser feito até o dia 11 de agosto de 2015. Não serão efetivadas as inscrições que efetuarem o pagamento do boleto bancário em data posterior a indicada acima ou não ter sido reconhecido o pagamento pelo Banco do Brasil.





Para se inscrever para os Exames Complementares, o(a) candidato(a) deve: Acessar o link específico deste Concurso, disponível no site “http://www.pm.pb.gov.br”, com acesso compatível com os navegadores Internet Explorer ou Google Chrome; Preencher, integralmente, o formulário de inscrição, informando, inclusive, a data de seu nascimento, o número do seu documento de identidade e do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF); Gerar o formulário de inscrição na tela do computador e confirmar os dados informados; Enviar, eletronicamente, o formulário de inscrição devidamente preenchido; Imprimir o boleto bancário, referente à taxa de inscrição; Efetuar o pagamento do boleto bancário em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 11 de agosto de 2015, de acordo com o horário bancário ou do caixa eletrônico. A Polícia Militar do Estado da Paraíba não se responsabiliza por inscrições não efetivadas por qualquer motivo de ordem técnica, seja do aparelho microcomputador, da transmissão de dados ou de congestionamento da rede ou, ainda, por acesso não previsto no subitem 3.5.1 deste Edital (Navegador diferente do Internet Explorer ou Google Chrome);

Isenção da taxa de Inscrição

São isentos do pagamento da taxa de inscrição da Polícia Militar os doadores de sangue na rede hospitalar pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado da Paraíba. Quem pretende optar pelo benefício deve comparecer ao Núcleo de Recrutamento e Seleção (NRS), na Diretoria de Gestão de Pessoas da PM, que fica localizado no prédio do Quartel do Comando-Geral, no Centro da Capital, entre os dias 8 e 22 de julho, no horário das 8h às 12h30.

Os interessados devem entregar o requerimento de isenção (o modelo está no edital) com cópia autenticada do formulário de inscrição preenchido, cédula de identidade, carteira de doador de sangue expedida por órgão estadual conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de que fez, no mínimo, três doações à rede hospitalar pública ou conveniada ao SUS, nos últimos doze meses – com base até a data de publicação do edital da PM. A relação dos isentos será publicada no dia 29 de julho no site www.pm.pb.gov.br

Até o dia 28 de agosto, a corporação está publicando a lista das inscrições que foram homologadas, o que definirá quantos candidatos estarão concorrendo ao concurso este ano. No ano passado, a concorrência foi de 89 candidatos para uma vaga no masculino e 97 no feminino.  Serão chamados para as próximas fases do certame os candidatos classificados em até 4 vezes o número de vagas, por gênero, de acordo com a nota obtida no Enem. Antes era apenas três vezes o número de vagas.

PRÉ-MATRÍCULA E DA MATRÍCULA NO CURSO

O período e o local da pré-matrícula serão estabelecidos pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado da Paraíba, cujo ato será publicado no Diário Oficial do Estado, divulgado no site da Polícia Militar do Estado da Paraíba “http://www.pm.pb.gov.br” e publicado no Boletim da Corporação, quando será exigida a regularização da documentação para a matrícula. Confira abaixo os documentos necessários para a Efetivação da Matrícula:

  • Para candidatos(as) civis, militares das Forças Armadas e de outras Organizações Militares Estaduais:
Apresentar Certidão de Nascimento ou de casamento e entregar cópia autenticada do mesmo; Apresentar Certificado de conclusão do Ensino Médio (2º Grau) ou equivalente e Histórico Escolar, devendo entregar cópias autenticadas dos mesmos; Entregar 02 (duas) fotos 3X4 coloridas recentes (descoberto, de frente, e fardado(a) (se militar); Apresentar Título de Eleitor e comprovar que está em dia com as obrigações eleitorais, e entregar cópias autenticadas dos mesmos; Entregar o documento original de quitação com o Serviço Militar, exceto para o sexo feminino; Apresentar e entregar Atestado de Bons Antecedentes, fornecido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), ou Declaração de Conduta quando se tratar de militar das Forças Armadas ou de outras OMs; Apresentar Cédula de Identidade, CPF e, se possuir, PIS/PASEP, e entregar cópias autenticadas dos mesmos; Entregar Certidão Criminal, fornecida pela Justiça Estadual, expedida no máximo, há 30 (trinta) dias; Entregar Certidão Criminal, fornecida pela Justiça Federal, expedida no máximo, há 30 (trinta) dias; Se Militar das Forças Armadas ou de outras organizações militares estaduais, entregar o original da autorização do Comando Militar respectivo; Entregar Certidão Negativa da Justiça Eleitoral referente a registro em partido político e atividade de cunho eletivo, expedida no máximo, há 30 (trinta) dias – original.

  • Para candidatos(as) que já forem integrantes da Polícia Militar da Paraíba:
Apresentar Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) ou equivalente e Histórico Escolar, devendo entregar cópias autenticadas dos mesmos; Entregar 02 (duas) fotos 3X4 coloridas recentes (fardado(a), descoberto(a) e de frente); Entregar declaração do Comandante de sua OPM do seu comportamento disciplinar; Entregar certidão emitida pelo Comandante de sua OPM a respeito de sua submissão, ou não, a Conselho de Disciplina ou a Processo Administrativo Disciplinar; Entregar Certidões Criminais fornecidas pela Justiça Federal, pela Justiça Comum e pela Justiça Militar; Entregar certidão emitida pelo Comandante de sua OPM informando se está, ou não, à disposição da Junta Médica Especial, nos últimos seis meses; Entregar Certidão Negativa da Justiça Eleitoral referente a registro em partido político e atividade de cunho eletivo.

A pré-matrícula no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Paraíba será realizada pela Comissão Coordenadora Geral do Concurso, juntamente com o Centro de Educação e Diretoria de Gestão de Pessoas, ficando esta incumbida de arquivar todos os documentos exigidos e entregues pelos(as) candidatos(as). O(A) candidato(a) que não preencher os requisitos e/ou não entregar, nas datas determinadas, a documentação exigida por este Edital, perderá o direito à matrícula no Curso de Formação de Oficiais para o ano de 2016. Os(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) no Concurso, que apresentarem em tempo hábil a documentação exigida para a matricula e forem considerados habilitados, de acordo com os requisitos previstos neste Edital, serão matriculados(as) no 1º Ano do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Paraíba para o ano de 2016, a funcionar na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco.  Mais informações no edital.






FontePortal do Governo PBFotoWalter Rafael

Será aberta as inscrições para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar Será aberta as inscrições para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar Reviewed by Walter Rafael on 7/04/2015 11:35:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais