Renda paraibana inspira coleção da estilista Fernanda Yamamoto no SPFW

A Paraíba será representada no Fashion Week em São Paulo, através de peças fabricadas de alguns pontos da renda renascença produzida na Paraíba que atraíram a atenção da estilista paulista Fernanda Yamamoto. A partir do trabalho das artesãs, ela criou a próxima coleção inverno 2016, que vai ser apresentada, no mês de outubro.

Para dar vida à coleção, a estilista realizou visitas frequentes ao Cariri paraibano, buscando mais especificamente, aos municípios de Camalaú, Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e São João do Tigre. A busca por mãos habilidosas nas associações e cooperativas envolveu o trabalho de 40 artesãs que desenvolvem as peças de rendas, com os pontos Cianinha, mosca, pipoca, esterinha, corrente e até abacaxi.  para a coleção da grife.

Para dar vida à coleção, a estilista realizou visitas frequentes ao Cariri paraibano, mais especificamente, aos municípios de Camalaú, Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e São João do Tigre. A busca por mãos habilidosas nas associações e cooperativas envolveu o trabalho de 40 artesãs que desenvolvem as peças para a coleção da grife.

Com a criação de novos pontos, a estilista realizou experimentos, criou novas técnicas e os aliou à tradição das rendeiras, que perpetuam a tradição e o requinte do artesanato. “O colorido e os tons pasteis vão predominar nas peças, algumas com aplicações para deixarem os looks mais sofisticados. Muita modelagem, tecidos, bordados, feltragem e o manual muito forte”, adiantou a estilista.

Ela disse ainda que a personalidade das paraibanas está presente em cada ponto. “Meu primeiro contato com elas foi marcante. Conheço o Brasil, São Paulo e é tudo diferente das minhas experiências. Existe uma força por trás de cada uma delas. Foi muito revelador, por isso surgiu essa vontade de descobri-las, entendê-las e mostrar isso ao mundo aliado ao trabalho que já desenvolvo”, explicou.

O estilista e consultor criativo paraibano, Romero Sousa, foi quem apresentou a riqueza presente no Cariri paraibano e sugeriu a inovação artesanal à moda da grife. “Estamos fazendo um trabalho muito forte e que mexe com a emoção. Temos trocado muita experiência neste intercâmbio cultural e, com certeza, vai ser perfeito o resultado, pois além da disciplina das artesãs, a Fernanda é focada, centrada e especialista na riqueza de detalhes”, disse Romero.

Para a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Lu Maia, a parceria é importante para evidenciar nas passarelas, mais uma vez, a renda renascença que sempre se reinventa. “Fernanda tem capacitado as artesãs sobre um novo estilo de fazer peças, novos conceitos e ajuda no financeiro no momento em que a renda é mais valorizada. Recentemente, tivemos o trabalho de biojoias das Sereias da Penha nas passarelas da São Paulo Fashion Week através do estilista Ronaldo Fraga. Por isso, estamos felizes com o reconhecimento que o artesanato paraibano tem ganhado do mundo da moda”, ressaltou Lu.

Artesanato da Paraíba – No mês de agosto, o artesanato paraibano pode ser visto e comercializado nas feiras Craft Design (SP), Mãos de Minas (MG) e Rota 101 (PE).



FontePortal do Governo PBFotoWalter Rafael
Renda paraibana inspira coleção da estilista Fernanda Yamamoto no SPFW Renda paraibana inspira coleção da estilista Fernanda Yamamoto no SPFW Reviewed by Walter Rafael on 8/10/2015 05:02:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais