Enem 2015 teve 25% de ausências e 364 eliminados, confira mais números




                   
Dos inscritos no Enem 2015, somaram antes dos exames 7.746.057,  e só no 1º dia provas 25%  dos candidatos não fizeram as provas e mais 364 candidatos foram eliminados, já somam nesses dois casos cerca de 1.936.879, estão fora da concorrência. Segundo o  ministro Aloizio Mercadante, em parte do seu discurso afirmou "Mas qualquer participante pode ser eliminado a qualquer tempo”, explicou Mercadante, durante entrevista coletiva em Brasília."


Mercadante afirmou que a fiscalização também encontrou candidatos com ponto eletrônico. O ministro não quis dizer quantos estavam portando o ponto, mas afirmou que eles foram levados para a Polícia Federal, que abriu um inquérito para investigar os casos.  “Nós tivemos no primeiro dia de aplicação um grande êxito na prova do Enem. Não tivemos nenhum incidente que pudesse prejudicar a realização do exame, os participantes deram as condições adequadas para fazer a prova e estamos celebrando um grande Enem bem implantado, seguro e com todos os nossos procedimentos e planejamentos se desenvolveram como nós prevíamos.”

O índice de abstenção no primeiro dia de prova do exame foi de 25,31%, de acordo com o ministro. O número é menor do que o registrado na edição do ano passado. “A cada ano vem diminuindo o número de abstenções, o que é muito positivo”, disse Aloizio Mercadante.

O primeiro dia do Enem 2015 teve cinco emergências médicas e um óbito. Segundo Mercadante, Tatiana Macedo de Carvalho, de 22 anos, era uma das aplicadoras do Enem em Campo Grande. Ele afirmou que a jovem “teve uma crise convulsiva e acabou falecendo em seguida”. Segundo Mercadante, 6.911.938 participantes acessaram o cartão de inscrições e 834.498 não fizeram o acesso. Ele disse ainda que às 12h deste sábado, faltava, 844 mil participantes para confirmar a inscrição.

“Entre 12h e 12h30, na antevéspera, mais de 5 mil acessaram o cartão de inscrição quando faltava meia hora para fechar o portão. Entre 11h e 12h, 17 mil acessaram pela primeira vez seu cartão de inscrição. Após o 12h tivemos ainda 1,2 mil que a cada 10 min acessaram o cartão.”

Ele ressaltou que os candidatos tiveram 22 dias para acessar o cartão de inscrições. “A imprensa falando, mandamos e-mails para todos os participantes, nos últimos dois dias foram e-mails e SMS, então é importante isso porque amanhã tem prova e não tenha mais essa situação. As pessoas já sabem o endereço, é mais fácil sair com antecedência, chegar com antecedência, para não termos esse tipo de prejuízo aos participantes.” Pela primeira vez, o MEC não enviou os cartões de inscrição pelo correio e o candidato teve de acessar os dados na página do Enem na internet.

O Enem 2015 em números

O balanço estatístico geral a nível nacional dos inscritos no Enem 2015, somaram 7.746.057.  Já o ano passado foram 9.091.013 candidatos   Vejam as subdivisões dos candidatos oficiais por grupos:
- 8.424 gestantes
- 10.773  lactantes
- 1.711 idosos
- 71.195 sabatistas
- 278 que vão usar nome social.

Candidatos atrasados

Em entrevista à Globonews, pouco depois das 15h deste sábado, Luiz Claudio Costa, secretário-executivo do MEC, afirmou que o número de atrasados é considerado baixo. Ele disse que a pontualidade da prova é um quesito "pedagógico", e mencionou casos de candidatos que se atrasaram na edição de 2014 do Enem, e que neste ano aprenderam a lição, e chegaram duas horas antes do fechamento dos portões. Luiz Claudio também rebateu reclamações de candidatos alocados na Uninove da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. Eles tentaram forçar a entrada no local de provas após o fechamento dos portões, alegando que, por causa da falta de sinalização, foram até o prédio errado. "Todos os candidatos receberam o local de provas com o endereço detalhado", explicou o secretário.

Para evitar ser eliminado no segundo e último dia do Enem, Mercadante deu, na tarde deste sábado (24), recomendações simples aos candidatos:

Horário

Chegar cedo é prevenir potenciais imprevistos. "A imprensa falando, mandamos e-mails para todos os participantes, nos últimos dois dias foram e-mails e SMS, então é importante isso porque amanhã tem prova e não tenha mais essa situação. As pessoas já sabem o endereço, é mais fácil sair com antecedência, chegar com antecedência, para não termos esse tipo de prejuízo aos participantes."

Detectores de metal

Neste ano, o MEC dobrou o número de detectores de metais e decidiu que todos os participantes deverão passar por eles para ir ao banheiro. O resultado foi que, no sábado, muita gente foi eliminada por estar portando no bolso itens não permitidos pelo edital. Por isso, ao entrar na sala de provas, deixe todos os seus pertences que não sejam a caneta de cor preta e tubo transparente, o documento de identidade com foto, o cartão de confirmação do Enem e comidas e bebidas. Carteiras, chaves e outros objetos pessoas devem permanecer lacrados e fora do alcance dos estudantes.


Enem 2015 teve 25% de ausências e 364 eliminados, confira mais números Enem 2015 teve 25% de ausências e 364 eliminados, confira mais números Reviewed by Natan Cardoso on 10/25/2015 07:59:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais