Malhar de manhã traz benefícios para o corpo e mente: veja quais

Nem todo mundo é uma pessoa matinal, mas levantar e malhar de manhã pode ser realmente uma forma incrível de começar o dia. Poucos sabem, mas diversos estudos científicos indicam uma série de benefícios adicionais para aqueles que colocam o exercício físico como a primeira atividade do dia. De toda forma, é importante ter consciência de que a prática regular de exercício auxiliar na manutenção de uma vida saudável – sendo fundamental incluí-los em qualquer parte do dia.

Benefícios de malhar de manhã 

Muitas pessoas acham que malhar de manhã é a melhor escolha por uma série de razões. Uma das mais comuns é que quando você se exercita esse período já é possível tirar essa atividade da sua lista – ou seja, você não terá tempo de arranjar outro compromisso e deixar o exercício físico de lado. Acontece que a ciência revela outros benefícios adicionais – muitos dos quais você talvez sequer imaginava. Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Appalachian indica que exercitar-se na parte da manhã é uma excelente opção para quem deseja uma melhor noite de sono.

Segundo uma pesquisa publicada na revista Medicine & Sciences in Sports & Exercise, malhar durante 45 minutos moderadamente na parte da manhã é um ótimo auxílio para reduzir o apetite no restante do dia. Quando você se exercita no mesmo horário todas as manhãs, principalmente se acorda regularmente no mesmo horário, é capaz de ajustar seu sistema endócrino e o ritmo cardíaco. Em outras palavras, o corpo se prepara para despertar e exercitar antes mesmo de você abrir os olhos – podendo tornar o acordar menos doloroso e o exercício ainda mais eficiente.

Isso acontece porque ainda quando você está dormindo iniciam determinados processos, como regulação de pressão arterial, frequência cardíaca e fluxo sanguíneo para os músculos. Começa também no sono uma elevação dos hormônios envolvidos na atividade física. Como resultado, é possível que você se sinta mais alerta e com energia, bem como mais disposto a se exercitar assim que acordar.

Como se exercitar todas as manhãs 

Muitas vezes é bastante difícil adicionar uma rotina de exercícios às manhãs. Para isso, algumas dicas são capazes de ajudar. Veja algumas delas:

- Organize-se na noite anterior

Uma boa dica para não se atrasar pela manhã é deixar tudo o que você precisa devidamente organizado na noite anterior. Deixe sua mochila com as roupas que irá usar para o trabalho, lanches e roupa da academia separadas para não usar a desculpa de que acordou alguns minutos atrasado.

- Agende seu treino

Agendar uma aula da academia ou marcar um horário para treinar com um amigo pode ser uma forma de não colocar a opção soneca no despertador. Afinal, você tem um compromisso e faltar não é uma opção.

- Durma bem

Se você ir para a cama à meia-noite não só será difícil de acordar às 5h30, como será ainda mais difícil encontrar energia para um treino de qualidade. Precisamos de pelo menos de oito horas de sono.

- Coma direito

Malhar com o estômago vazio não é bom para metabolismo e níveis de energia. Um pequeno lanche pela manhã deve ficar pronto na geladeira. Uma fatia de pão integral com manteiga de amendoim, fatias de maçã com queijo e ingredientes para um shake são ótimos lanches pré-treino.

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Viver mais

Para viver bem é necessário ter uma boa alimentação, bons hábitos de higiene, cuidar da saúde e também praticar exercícios físicos regularmente. De acordo com o Ministério da Saúde, quem se exercita diminui em 54% as chances de morte por problemas cardíacos.

Menos desconforto

Pessoas que estão com sobrepeso ou obesas sentem-se desconfortáveis, principalmente em altas temperaturas. Não espere a melhor hora para começar a malhar, o melhor momento é agora!

Prevenção de doenças

A prática de atividades físicas aumenta a imunidade. Fazer exercícios pode ser uma boa maneira de prevenir doenças.

Gasto calórico

O exercício, qualquer que seja ele, aumenta o gasto calórico do corpo devido à movimentação e à manutenção da temperatura corporal.

Emagrecer com mais saúde

Mexa-se! De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, perdendo cerca de 2 quilos por mês as chances de recuperá-los são muito pequenas, evitando assim o efeito sanfona.

Diminuição dos quadros de depressão

Praticar exercícios físicos faz com que o corpo produza endorfina, hormônio que combate sensações de tristeza e depressão. Por isso, a atividade física é importante para espantar o baixo astral.

Não perder a capacidade física

Quando deixamos de malhar por algum tempo, há uma perda de massa muscular. O problema causado pela interrupção da produção de enzimas é responsável pela manutenção ou aumento da massa muscular. Bateu aquela preguiça? Não vale a pena parar. Quando a idade chegar você agradecerá o esforço feito ainda quando jovem.

Sono mais tranquilo

Com a prática de atividade física ao mesmo tempo em que ficamos cansados, ocorre também um relaxamento da musculatura corporal. Isso ajuda a eliminar o estresse do dia a dia e com isso conseguimos descansar a mente, tendo assim noites de sono mais serenas e tranqüilas.

Ganhar independência na vida adulta

Quem pratica atividades físicas regularmente consegue chegar à velhice com saúde, disposição, capacidade de realizar tarefas cotidianas sem correr perigo. Isto é independência para ir, vir e fazer o que der vontade.

Ficar de bem com a vida

Quando paramos de praticar exercícios físicos, em mais ou menos 15 dias a capacidade aeróbia diminui, fazendo com que a produção de endorfina reduza. Desta forma, você acaba se irritando facilmente com tudo e com todos à sua volta. Para evitar que isto ocorra, mantenha-se ativo.


Malhar de manhã traz benefícios para o corpo e mente: veja quais Malhar de manhã traz benefícios para o corpo e mente: veja quais Reviewed by Natan Cardoso on 10/27/2015 06:30:00 AM Rating: 5

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