Hoje termina O 10º Fórum de Governança da Internet (IGF), da ONU na Paraíba

Termina hoje (13) às 17 horas, o 10º Fórum de Governança da Internet (IGF),que sendo realizado desde do dia 9, no Centro de Convenções em João Pessoa, Estado da Paraíba, que teve a participação de cerca de 3 mil pessoas, entre técnicos jornalistas e pessoas ligadas a mídia sociais de 170 paises, fora as equipes da coordenção e apoio, além das forças internacionais  e brasileiras de segurança.  O evento é organização da ONU e teve a participação do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, embaixador da Alemanha e Inglaterra, o Governador da Paraíba Ricardo Coutinho, ministro das comunicações do Brasil, que representou a Presidente da República, Dilma Ruseff e outras autoridades.

Teogiacnols podem contribuir para que países alcancem os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mas é necessário garantir o acesso para todos, destacou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em mensagem ao 10º Fórum de Governança da Internet (IGF), que acontece em João Pessoa.

Em mensagem encaminhada ao 10º Fórum de Governança da Internet (IGF), que acontece nessa semana, em João Pessoa, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destacou o potencial das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), capazes de contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) recém-adotados pelos Estados-membros.

O secretário-geral – que enviou uma mensagem lida pelo secretário-geral assistente da ONU para o Desenvolvimento Econômico, Lenni Montiel – observou que a Agenda 2030 enfrenta vários desafios para ser implementada, incluindo barreiras digitais. “Pessoas vivendo na pobreza, mulheres e meninas, crianças, pessoas com deficiências, indivíduos mais velhos, povos indígenas e marginalizados, grupos vulneráveis carecem de acesso adequado e treinamento no uso das TICs e da Internet”, afirmou.

De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), existem atualmente mais de 7 bilhões de assinaturas móveis de internet pelo mundo todo. Em 2000, esse número somava apenas 738 milhões. Apesar da tremenda expansão, a agência estima que 4 bilhões de pessoas continuam desconectadas.


Essa edição do IGF, cujo tema é “A Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável”, pretende discutir justamente a importância das TICs e da Internet para as atividades de desenvolvimento. Em João Pessoa, são aguardados cinco mil pessoas, entre elas, representantes de governos, líderes da sociedade civil e especialistas, que vão participar presencial e virtualmente. Em pronunciamento transmitido ao Fórum por Lenni Montiel, Ban Ki-moon fez um apelo às partes interessadas, solicitando que sejam intensificados “os esforços para promover a acessibilidade, a redução de custos, a educação e o multilinguismo, através de investimentos em infraestrutura crítica”.

“Tecnologias de informação e comunicação, enquanto um poderoso capacitador do desenvolvimento sustentável, podem dar grandes contribuições à implementação dos objetivos e metas da Agenda 2030”, afirmou o subsecretário-geral do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA), Wu Hongbo.

O chefe da ONU também ressaltou que os ciberataques, o cibercrime e questões associadas à privacidade e à vigilância também são problemas que precisam ser discutidos e combatidos. Ban Ki-moon pediu que países e atores reafirmem coletivamente a universalidade, a indivisibilidade, a interdependência e a inter-relação de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, tanto online quanto offline.

A cada ano, as Nações Unidas organizam o encontro do IGF, através do UNDESA, com o objetivo de reunir diferentes atores para discutir questões e políticas públicas sobre os usos da Internet, assim como oportunidades e obstáculos.
Todas as notícias em português em http://nacoesunidas.org/tema/igf2015 e acompanhe também pela hashtag #IGF2015.



Hoje termina O 10º Fórum de Governança da Internet (IGF), da ONU na Paraíba Hoje termina O 10º Fórum de Governança da Internet (IGF), da ONU na Paraíba Reviewed by Walter Rafael on 11/13/2015 09:33:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais