O Fórum de Governança da Internet (IGF), da ONU tem representantes de 170 paises

O Fórum de Governança da Internet (IGF), evento da ONU,que está sendo realizado e vai até sexta feira (13), no Centro de Convenções, em João Pessoa, Paraíba. que abordam diveros temas na aera tecnologica, que atraiu a presença de cerca de 3.000 pessoas, entre eles tecnicos, jornalistas de mais de 170 paises, além da presença de autoridades como alguns embaixadores, ministros, governadores, prefeitos, deputados e secretários de estado. Está sendo referencia para jornalistas da Paraíba, Brasil e o mundo.


Na página de economia, o UOL ressaltou a vinda do vice-presidente da Comissão Europeia a João Pessoa e o principal assunto tratado por Andrus Ansip durante a realização do Fórum de Governança da Internet: “uma gestão mais transparente e inclusiva da rede, com mais participação da sociedade civil e países em desenvolvimento”.


A reportagem destaca ainda o apoio da Comissão Europeia ao evento, “com um grande número de participantes e uma melhor governança da internet, mais transparente e sustentável”. O UOL finaliza a reportagem com os principais pontos discutidos durante os quatro dias do evento: cibersegurança, a confiança a diversidade e os direitos humanos na internet. Já na página Gizmodo, também da UOL, matéria assinada por Guilherme Tagiaroli ressalta que o evento vai discutir assuntos como neutralidade de rede (podemos ter planos de internet que privilegiam o acesso a um app?), a internet e os direitos humanos (como lidar com ofensas na rede?) e questões relacionadas à segurança e privacidade (algum governo pode ter o poder de controlar a rede?).


Tagiaroli enfatiza ainda outro assunto abordado no IGF: a transição do comando da Iana (órgão ligado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos), que cuida da distribuição de endereços IPs. “Já havia um papo sobre essa mudança de comando, porém as denúncias de Edward Snowden intensificaram as conversas para que a internet seja menos centralizada nos Estados Unidos”, observa.


Na página de entretenimento, o UOL, destacou ainda a abordagem feita pelo o secretário-geral assistente da ONU para o Desenvolvimento Econômico, LenniMontie. De acordo com a reportagem, o secretário-geral assistente da ONU apelou por uma intensificação dos esforços para aumentar os acessos à rede.


O site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ao enfatizar a importância da 10ª edição do evento em João Pessoa, diz: “O Fórum é coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e traz para o debate os diferentes stakeholders (atores) para discutir grandes temas de interesse da comunidade da internet. As discussões do encontro na capital paraibana serão pautadas por subtemas como cibersegurança, inclusão e diversidade, economia da internet e direitos humanos”, diz um trecho da reportagem.

O Fórum de Governança da Internet ainda é destaque em vários portais especializados em tecnologia, assim como em sites de entidades como a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O Portal Terra também destacou o a abordagem feita pelo secretário-geral assistente do ONU quanto à necessidade de se ampliar o número de acessos à rede.


IGF10 – O Fórum de Governança da Internet (IGF) é convocado pelo secretário-geral das Nações Unidas em resposta a um mandato estabelecido pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI, ou em inglês WSIS). Tornou-se o principal fórum global multilateral sobre questões de políticas públicas relacionadas à governança da Internet, desde a sua primeira reunião em 2006.

O IGF deste ano vem em um momento decisivo, com a recente adoção de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável – a Agenda 2030 –, que destaca a importância das TIC e da Internet para o desenvolvimento sustentável. Uma Internet aberta, segura e de confiança será fundamental no apoio à realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Confira links das matérias:


http://economia.uol.com.br/noticias/efe/2015/11/09/ue-pedira-mais-inclusao-em-forum-de-governanca-da-internet-no-brasil.htm

http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/11/evento-global-debate-governanca-na-internet-em-joao-pessoa


http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/radioonu/2015/11/10/entrevista-10-forum-de-governanca-da-internet-da-onu.htm


http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/radioonu/2015/11/10/entrevista-10-forum-de-governanca-da-internet-da-onu.htm


http://tecnologia.terra.com.br/internet/onu-abre-forum-de-governanca-na-internet-no-brasil-e-pede-aumento-de-acessos,949cfc409e22d45a4cdf663fe004619dgho7yyku.html


http://gizmodo.uol.com.br/especial/igf-2015-introducao/#sthash.FFqyvhak.dpuf




O Fórum de Governança da Internet (IGF), da ONU tem representantes de 170 paises  O Fórum de Governança da Internet (IGF), da ONU tem representantes de 170 paises Reviewed by Walter Rafael on 11/12/2015 11:47:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais