IPC da Paraíba vai emitir carteira de identidade com tipo sanguíneo


Agora é Lei, quem for solicitar a carteira de Identidade (RG), a partir desta segunda-feira (4), nas Casas da Cidadania do Estado e no Instituto de Polícia Cientifica da Paraíba (IPC), no bairro do Cristo, em João Pessoa,  além dos documentos convencionais tais como: certidões de nascimento e de casamento, um documento oficial ou exame de laboratório tem que comprovar um exame de laboratório atestando o tipo sanguíneo e o fator RH. A obrigatoriedade da apresentação desses documentos atende a Lei nº 10.464, de 14 de maio de 2015, sancionada pelo governador Ricardo Coutinho.

De acordo com a lei, as novas cédulas de identidade emitidas na Paraíba devem ter um campo destinado ao registro do tipo sanguíneo e do fator RH de seu titular. Além da 1ª via da identidade, quem vai tirar a 2ª via do documento também terá que apresentar o exame ou documento oficial.

“Todo documento de identidade emitido a partir do mês de janeiro de 2016 terá obrigatoriamente essas informações, para cumprimento da legislação em vigor. O programa responsável pela emissão já foi preparado para atender essa demanda e os funcionários do IPC e das Casas da Cidadania estão treinados para atender as pessoas. Lembramos que quem já tem o documento não precisa trocar”, disse o gerente de Identificação Civil e Criminal do IPC, o perito Marcos Lacet.

Em 2014, o Instituto emitiu 224 mil carteiras de identidade e em 2015, até o mês de novembro, foram 180 mil. Desde o início de dezembro, as pessoas que vão retirar a primeira ou segunda via do RG precisam  agendar o serviço pela internet. A medida dá mais agilidade ao trabalho e amplia o número de atendimentos nas quatro Casas da Cidadania de João Pessoa e Campina Grande, que agora podem emitir, por dia, 240 carteiras de identidade e 100 em Campina Grande.

Agendamento – Para ter acesso ao agendamento eletrônico, o interessado deve acessar a página do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br) e abrir o link que fica do lado direito da tela, identificado com ‘Agendamento RG’. Lá vão estar as opções: solicitar agendamento, acompanhar agendamento e cancelar agendamento.

O sistema informa as datas e os horários disponíveis para o atendimento, os documentos necessários para a emissão da primeira ou segunda via da carteira de identidade e emite a guia de pagamento. O cidadão também pode acompanhar o processo de agendamento ou cancelar, se não puder comparecer ao local no dia marcado.


IPC da Paraíba vai emitir carteira de identidade com tipo sanguíneo IPC da Paraíba vai emitir carteira de identidade com tipo sanguíneo Reviewed by Walter Rafael on 12/29/2015 05:09:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais