Governador PB recebe Cônsul Argentino e assiste concerto

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na noite dessa quinta-feira (2), o cônsul da Argentina, Jaime Beserman, e a consulesa Patrícia Membibre em uma reunião na Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa, pouco antes do Concerto Binacional Argentina/Brasil, realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. A música quebra fronteiras e une países.O Concerto Binacional Argentina/Brasil, teve ainda as participações especiais do regente Miguel Angel Gilard e da soprano Gabriela Guzzo, ambos da Argentina, e como também o mastro Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem.

Durante a conversa, o governador e o representante do Consulado da Argentina no Recife discutiram parcerias nos âmbitos cultural e econômico, com o propósito de estreitar os laços entre a Argentina e a Paraíba. “Pela primeira vez, temos a honra de realizar a comemoração de duas datas importantes para a Argentina, que são o 25 de Maio e o 9 de Julho, com este concerto fora do Recife. Escolhemos João Pessoa como local dessa celebração pela tradição da orquestra paraibana e a cultura sinfônica”, afirmou o cônsul.

A presidente da Funesc, Nézia Gomes, também participou do encontro e falou da possibilidade de projetos futuros relacionados à cultura. “Nossa proposta é que possamos ampliar essa parceria. Um deles diz respeito ao Música do Mundo, no qual trazemos experiências musicais de todo o planeta. Através dele, queremos trazer músicos argentinos para cá, e em um futuro próximo, levar artistas paraibanos para lá. Outro que está em processo avançado é o projeto de oficinas 3D, além de uma programação de filmes infantis argentinos para estudantes de escolas públicas e de comunidades”, explicou.

O governador também explicitou o desejo de fazer parcerias econômicas, mas ressaltou que entende a cultura como uma ponte para consolidar essas ações. “A importância principal de estreitar laços culturais é que eles são muito mais sólidos que os econômicos. Acordos econômicos são volúveis e podem se desfazer por muitos motivos, mas quando há um vínculo cultural forte, é natural que esse tipo de parceria vença qualquer tipo de instabilidade”, pontuou Ricardo.

Binacional Argentina/Brasil


A Orquestra Sinfônica da Paraíba fez sua segunda apresentação oficial deste ano, com o Concerto Binacional Argentina/Brasil, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa. O programa terá composições de Astor Piazzolla, Gilardo Gilardi, Alberto Ginastera, José Siqueira e Edino Krieger.
O concerto foi o resultado de uma parceria entre o Consulado da República Argentina em Recife (PE) e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).  Esta apresentação é comemorativa da data nacional da República Argentina, 25 de Maio, 206 Anos da Revolução de Maio, e 9 de Julho, Declaração a Independência Argentina.

A primeira parte do programa fez homenagem a três compositores argentinos: Astor Piazzolla (conhecido pelos tangos), Alberto Ginastera (cujo centenário de nascimento se comemora neste ano em todo o mundo) e Gilardo Gilardi (obras de canto). O maestro Miguel Angel Gilardi, filho do compositor G. Gilardi, conduzirá a orquestra com a participação especial da soprano Gabriela Guzzo. A segunda parte conta com a música brasileira, ressaltando os valores nacionais, tais como: o paraibano José Siqueira, com forte inspiração no Nordeste, e o carioca Edino Krieger, com um apanhado musical e histórico de todo o Brasil, que será conduzida pelo maestro Luiz Carlos Durier.

Gabriela Guzzo (soprano)


Nasceu em Buenos Aires. Estudou música no Conservatório Manuel de Falla, na classe do professor Sergio Goldwasser e, posteriormente, realizou aperfeiçoamento com a soprano Laura Rizzo. Já se apresentou nos principais teatros argentinos, como: o Cólon de Buenos Aires, o Círculo de Rosario, Roma em Avellaneda, Alberdi e San Martin de Tucuman, 25 de Maio em Buenos Aires e Provincial de Salta. Destaque também para La Serva Padrona, de Pergolesi no Teatro de las Americas, em Assunção no Paraguai.

No Brasil cantou como solista com a Orquestra da Cidade de João Pessoa em um concerto dedicado a Mozart no Cine-teatro Bangüê. A convite da UFPB, cantou músicas argentinas em recital. Em 2013, foi convidada pela Orquestra Criança Cidadã de Recife para atuar como solista e ministrar masterclass. Teve distinta atuação com a Orquestra Sinfônica do Paraguai cantando a Nona Sinfonia de Beethoven, e em homenagens a Verdi. Foi convidada frequente nas Temporadas de 2011 a 2015 com excelentes críticas especializadas. Em 2010, realizou uma turnê de sucesso na Europa. Na França e Itália, cantou obras contemporâneas, música de câmara e árias de ópera.

Guzzo é especialista em música argentina, principalmente nas obras de Gilardo Gilardi, cujas homenagens foram prestadas no Festival Internacional Para as rotas do vinho, na cidade de Mendoza; com a Orquestra Sinfônica de Salta e Tucuman e numa série de concertos na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Foi vencedora de vários concursos de música e ópera na Argentina desde 2006, incluindo Competição Bicentenário, concedido pelo Governo da Cidade de Buenos Aires; concursos Argentmúsica e La Scala de San Telmo.

Miguel Angel Gilard (regente) 


Nasceu em Buenos Aires. Estudou no Conservatório de Buenos Aires e na Escola Superior de Música de Colônia – Alemanha e na Academia Santa Cecília de Roma. Na Argentina, foi diretor das orquestras: Sinfônica de Buenos Aires, Sinfônicas de Tucumán e Rosário. Como convidado, dirigiu a Sinfônica Nacional e Filarmônica de Buenos Aires. Tem se apresentado na Alemanha, Áustria, Chile, Espanha, USA, Finlândia, França, Itália, Israel, Paraguai e Venezuela. No Brasil, dirigiu em Curitiba (PR) as nove Sinfonias de Beethoven e a Quinta Sinfonia de Prokofiev. Regeu concertos em João Pessoa (PB) e Recife (PE). Entre 1994 e 1997 dirigiu o Festival de Cascavel no Paraná.


É muito vinculado à Sinfonietta de Paris, onde regeu 25 concertos, dentre os quais, a Nona Sinfonia de Beethoven, Paixão Segundo São Mateus de Bach e os Réquiens de Mozart e Fauré, Glória de Poulenc e outras. Tem acompanhado grandes solistas internacionais e dirigido grandes óperas de Bizet, Menotti, Mozart, Pergolesi, Puccini, Verdi e ballets de Delibes, Tchaikovsky e Stravinsky.

Gilardi é docente em sua especialidade e é professor titular no Conservatório Superior de Buenos Aires. Ministra cursos e masterclass em universidades do Brasil, Paraguai e Venezuela. Sua discografia tem gravações com a Orquestra Sinfônica de Assunção, Tucumán e Sinfonietta de Paris. Entre seus prêmios está Municipalidade de Buenos Aires, Jovem Sobressalente da Argentina, Municipalidade de Caracas e Assunção, Fundação Pierre de Jerusalém e a Medalha Pontifícia da Cidade do Vaticano.

Luiz Carlos Durier (regente)

Natural de João Pessoa (PB), Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. As suas interpretações cativantes e criativas produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.


Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro (Eman), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB está realizando o Curso de Especiação em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino.  No ano de 2012, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.


FontePortal do Govrno PB | Local 2FotoWalter Rafael / Secom PB

Governador PB recebe Cônsul Argentino e assiste concerto Governador PB recebe Cônsul Argentino e assiste concerto Reviewed by Walter Rafael on 6/03/2016 04:06:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais