Lecitina de soja é uma aliada do cérebro, veja seus benefícios

Seja na sua forma líquida (parece um gel), granulada ou em pó, a Lecitina de Soja possui nutrientes essenciais que trazem diversos benefícios à saúde, contribuindo na cura e prevenção de doenças, recomenda-se que ela seja consumida junto com uma alimentação saudável e mediante a pratica de atividades físicas. Lembre-se: A Lecitina não é um medicamento e sim um complemento alimentar.

A Lecitina de Soja contém vários nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Nutrientes como Fósforo, Potássio e Vitamina E, são fornecidos em grande quantidade pela Lecitina. Já os ácidos-graxos essenciais, conhecidos como Ômega 6 e Ômega 3, estão presentes na Lecitina na relação ideal para o corpo humano, que é 1 parte de Ômega 3 para 10 partes de Ômega 6. Em relação ao já tão conhecido Ômega 3, a Lecitina garante 12% da dose diária recomendada em apenas 1 colher de sopa.

O que é a Lecitina de soja?


É um suplemento alimentar rico em fosfolipídeos, tem como função ajudar na manutenção do funcionamento das células nervosas, beneficiando a memória. Esses são os elementos que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso e das atividades cerebrais. Atuam também no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Identificação

A Lecitina de Soja é uma substância natural que pode ser encontrada na carne de fígado, filé, ovos, amendoins, couve-flor e laranjas. Na forma comercial, a Lecitina de Soja é derivada da gema do ovo, grão da soja ou de tecido cerebral.

Quais são os benefícios da lecitina de soja?

  • Ajuda no combate a dores na bexiga;
  • Melhora o funcionamento do coração;
  • Estimula o movimento peristáltico do intestino;
  • Combate dores de cabeça;
  • Trata dores reumáticas;
  • Reduz o índice de gripes e febre;
  • Combate a insônia;
  • Previne a osteoporose;
  • Acelera o metabolismo;
  • Contribui para a construção dos tecidos nervosos e cerebrais.

Porque usar a lecitina de soja?


Agente emulsionante de gorduras

A Lecitina reduz a tensão superficial das soluções aquosas. Isto quer dizer que ela é um eficiente agente emulsionante, que tem a capacidade de dissolver os depósitos de colesterol em substâncias tais como o sangue. isto é causado por que uma parte da molécula é atraída por estas gorduras enquanto que a outra é pela água.

Melhora a absorção de gorduras

A Lecitina facilita no aumento da digestabilidade e na absorção das gorduras por causa das suas propriedades emulsionantes. Ainda favorece a absorção e utilização da vitamina A e do caroteno (o precursor da vitamina A obtido de um alimento sem carne). Enrriquece o nível e o armazenamento da vitamina A no sangue.

O metabolismo das gorduras

A Lecitina de Soja favorece o metabolismo das gorduras. A enzima Lecitina que se produz no corpo faz liberar a colina, exercendo sua propriedade de evitar a acumulação de gordura no fígado. A colina pode transformar as gorduras ou evitar por algum outro mecanismo sua acumulação no órgão. A Lecitina tem como propriedade fortificar a ação da colina.

Contém agentes lipotrópicos

A Lecitina contém agentes lipotrópicos que são fundamentais para metabolizar as gorduras. Contém também colina e inositol (que fazem parte da família do complexo B), os quais operam nos processos de metabolismo das gorduras.

Saúde da pele

A Lecitina de Soja possui grandes benefícios no tratamento dos problema da pele como psoríase, pele seca, eczema, esclerodermia, atrofia senil da pele, seborréia, acne e a formação de quelóides causada pela absorção de gorduras.

Ação positiva nos casos de diabetes

A Lecitina pode reduzir os requerimentos de insulina ao favorecer a absorção e o metabolismo dos açúcares e dos amidos no pâncreas.

Favorece a digestão

A Lecitina favorece a absorção das gorduras e reduz a suscetibilidade em caso de sprue (absorção digestiva de gorduras e hidratos de carbono) e diarreia.

Melhora o funcionamento do fígado

A Lecitina de Soja ajuda a melhorar o metabolismo que está bagunçado pelas gorduras, o que colabora com a solução dos problemas de mau funcionamento do fígado.

Saúde dos rins

A Lecitina auxilia na correção das diferenças de colina e outros agentes lipotrópicos que possam causar a degeneração hemorrágica dos rins.

Limpeza interna

As substâncias lipotrópicas da Lecitina de Soja contribuem com a eliminação de opacidades.

Síndrome antifosfolípide

A ação dos Fosfolipídeos que exercem a função de prevenção da formação de obstruções trombóticas, de infartos do miocárdio e outras patologias.

Redução do colesterol 

A Lecitina pode diminuir o nível de colesterol no sangue. E ainda pode desfazer as placas duras já acumuladas nas artérias. Esta é a obra do ingrediente da Lecitina chamado sitosterol ou sterol de soja.

Favorece na descoloração da pele

Nas doses terapêuticas a Lecitina ajuda a clarificar e possivelmente apagar certas manchas marrons amareladas da pele e igualmente ao redor dos olhos, estas foram ocasionadas devido a acumulação de depósitos de gorduras que a Lecitina de Soja pode desfazer, dissolver e expulsar do corpo.

Estimula a resistência às infecções

A Lecitina aumenta o fornecimento de gamaglobulina à corrente sanguínea e isto beneficia a imunidade contra as bactérias infecciosas.

Rejuvenesce a pele

A pele envelhecida poderá ser corrigida através de quantidades controladas da Lecitina de Soja. Entretanto, a mesma é capaz de corrigir diversos tipos de manchas da pele.

Cura de afecções da pele

Através do uso da Lecitina, alguns problemas da pele tais como acne, eczema e também a psoríase podem ser eliminados.

Importante estimulante do cérebro 

A Lecitina de Soja ajuda a regenerar e reviver as células cerebrais oscilosas. No final de oito semanas pode-se regenerar a saúde do cérebro.


Vigor sexual

De acordo com alguns relatórios médicos originários de países europeus a utilização da Lecitina corrige a debilidade sexual, o esgotamento glandular e os transtornos nervosos. Notou-se que o fluído masculino de reprodução possui muita Lecitina. Portanto, afirmam os investigadores, caso seu conteúdo seja deficiente, a capacidade sexual de virilidade reduzirá simultaneamente.

Ajuda especial para as mulheres

O Sitosterol ou Esterol de Soja que encontra-se na Lecitina de Soja, evita o aborto espontâneo na gestante e as dores menstruais exageradas na mulher que não está grávida.

Uso na artrite reumatóide 

A cortisona usada com freqüencia para acalmar as dores produzidas pela artrite reumatóide obtém-se a partir dos esteróis dos feijões de soja. Estes são alguns dos inúmeros relatórios que se publicam regularmente sobre as propriedades da lecitina como fonte de juventude.

Lecitina de soja e o colesterol 

Responsável pela quebra da molécula de gordura, a Lecitina atua evitando que placas lipídicas sejam formadas em vasos sanguíneos e no coração prevenindo o organismo de derrames e infartos. Além de que, o nutriente ainda reduz o LDL (gordura ruim) – e controla o HDL (gordura boa) – logo, controla o colesterol.

Lecitina de soja para emagrecer

Além de quebrar as moléculas de gordura facilitando sua exclusão, a Lecitina de Soja ainda acelera o metabolismo. Portanto, se combinarmos ela aos hábitos alimentares saudáveis e aos exercícios físicos, obteremos grandes resultados, pois a Lecitina favorece o emagrecimento.

Lecitina de soja para a menopausa 

Rica em vitaminas lipossolúveis, a Lecitina pode ser associada no tratamento dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor e a alteração hormonal.

Como consumir lecitina de soja?


Encontrada na forma de cápsulas, em farmácias ou em lojas de produtos naturais, a Lecitina de Soja deverá ser consumida 3 vezes por dia – 2 cápsulas antes do café da manhã, almoço e jantar.

Dicas 


Podendo ser utilizada de várias maneiras na culinária, também é muito usada como emulsificante Molhos: Utilizando uma colherzinha de (chá), o molho fica mais encorpado. Podemos substituir o ovo em receitas de bolo, biscoitos e pães. Pode-se usar os grânulos de Lecitina sobre saladas.

Ao misturar uma colher pequena no suco de frutas, você notará que em apenas 2 minutos de contato com o pó se formará um caldo grosso, é o poder emulsificante da Lecitina que é capaz de unir pedacinhos (micros da fruta batida) à porção de água adicionada, o resultado será um suco de frutas bem encorpado.

Efeitos colaterais sérios


Embora não seja tão comum como alguns outros efeitos colaterais, pessoas que utilizam a Lecitina de Soja possivelmente podem apresentar reação alérgica severa a este produto. Ao se tratar dos sintomas dessa reação estão inclusos o inchaço nos lábios, língua ou rosto, dificuldade de respirar, urticária e constrição da garganta. Caso algum desses sintomas ocorra, pare imediatamente de consumir o medicamento e procure um médico.

Efeitos colaterais menos severos


Dentre os efeitos colaterais da Lecitina de Soja, que foram relatados por usuários, estão inclusos náusea moderada, vômitos, perda de apetite e salivação aumentada. Esses efeitos são menos sérios que outros, mas podem ser agravados ou serem permanentes dependendo da situação. Lembre-se: consulte seu médico se ocorrer qualquer um dos sintomas que foram anteriormente descritos, caso eles sejam regulares ou causarem maiores incômodos.

Uso


Portanto, a Lecitina de Soja é um suplemento de ervas, você não precisa da prescrição médica para obtê-la. Para garantir o uso seguro, todavia, é aconselhável que você consulte seu médico antes do consumo. Siga suas instruções atenciosamente ao lado do rótulo ou as que foram descritas pelo médico. Por estar acessível de várias formas, incluindo grânulos, pílulas e líquidos, a Lecitina precisa ser dosada cuidadosamente. Conserve ela em temperatura ambiente, longe do calor e da umidade.

Precauções


Nem todos os seus efeitos e riscos são conhecidos. Nunca consuma mais que a dose recomendada. Sempre compre suplementos em uma fonte confiável para evitar que o produto esteja contaminado ou com rótulo errado. Em suma, a Lecitina de Soja atua organizando e limpando o nosso corpo, curando o que é necessário e proporcionando diversos benefícios à nossa saúde.


Fonte e fotoMais Hipertrofia
Lecitina de soja é uma aliada do cérebro, veja seus benefícios Lecitina de soja é uma aliada do cérebro, veja seus benefícios Reviewed by Walter Rafael on 6/22/2016 01:30:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais