Candidatos ao Enem iniciam hoje exames, com exceção de 240 mil

Os exames do Enem deste ano, que terá inicio hoje (5) às 13:00 horas, tiveram alguns desafios a mais, um foi a ocupação de estudantes grevistas em mais de 360 locais, o pedido de anulação do procurador da República no Ceará; a de decisão da Justiça Federal daquele Estado negou sabiamente; saber os locais ocupados.  Nessa primeira etapa onde, mais 8 milhões de estudantes começam neste sábado (5), em todo o país, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. O segundo e último dia de avaliação é neste domingo.  Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia, e fechados, às 13h (horário de Brasília). As provas começam às 13h30.

Devido as ocupações, em 364 locais de aplicação das provas tiveram de ser substituídos pelo governo federal na última semana, haja vista o movimento dos secundaristas, iniciado há pouco mais de um mês em colégios públicos do Paraná --contra a MP (Medida Provisória) 746, que trata da reforma do ensino médio, e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que fixa um teto de gastos à União pelos próximos 20 anos –, ganhou força e se espalhou por outros Estados e até para universidades e institutos federais.

Confira os locais com prova adiada



As alterações de locais foram divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nessa sexta-feira (4). Elas atingem um total de 240.304 candidatos –mais que os 191.494 de um balanço feito no começo da semana, quando havia 61 ocupações a menos.

Já os alunos das unidades afetadas irão fazer as provas no fim de semana de 3 e 4 de dezembro, logicamente sem a necessidade de efetuar ou pagar uma segunda inscrição. Segundo o Inep, caso outras escolas venham a ser ocupadas no decorrer nas provas de hoje ou amanhã, o Enem também deve ser cancelado nestas unidades.

Tipo e horário das provas


O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma, com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação. No sábado, os estudantes respondem as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. A duração máxima da prova é de quatro horas e meia.

No domingo (6), é a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. O tempo para a prova nesse dia é maior: cinco horas e meia. Além de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, o candidato também precisa levar para a prova documento original com foto válido.

Presos também terão mudança de data


A mudança no cronograma do exame nacional levou o MEC a adiar também as provas aplicadas para 54 mil presos e jovens privados de liberdade. Os exames agora serão realizados nos dias 13 e 14 de dezembro.

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta sexta-feira (4) uma lista atualizada com os locais de prova que terão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 adiado por conta das ocupações de estudantes. Confira aqui a relação de locais de provas ocupados.

Dicas para ENEM e concursos


Os candidatos que irão submeterem as provas, devem ter separado todos os documentos, matriais obrigatórios, estar tranquilo e alimentado na hora de sair para os exames, se possivel alguem da familia, parente ou amigo levando de automóvel, pegar um taxi ou de moto, melhor o candidato sendo o passageiro. Já em quarta instância ir de onibus. Mas para estas opções os candidatos devem prver a chegada no seu local de exame no horario de abrir os portões.

Ao ser dado permião para entrar no local esteja tranqueilo, cereno e pense positivo confiando em Deus, ao começar as provas às 13:30horas, leia em pensamento e respondendo as questões que você sabe, deixando as que tem dulvidas para segunda etapa e já as que não sabe, tente a logica, e na ultima das ipotes o chute.  Lembre-se que alguns não conseguiram cheagar a tempo, outros, estão por teste preparativo, e tem aqueles que zeram uma das provas e estão eliminados. Enquanto no segundo dia de prova já teve uma baixa em torno de 20% dos concorrentes em geral.

FonteUol.com FotoReprodução Tv. Record
Candidatos ao Enem iniciam hoje exames, com exceção de 240 mil Candidatos ao Enem iniciam hoje exames, com exceção de 240 mil Reviewed by Walter Rafael on 11/05/2016 11:31:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais