IESP realiza curso de informática ministrado por alunos iesp

As instituições, IESP - Instituto de Educação Superior da Paraíba e FATEC-PB - Faculdade de Tecnologia da Paraíba, além de possuir cursos de nível técnico e superior com graduação e pós graduação. Está também realizando o PID - Projeto de Inclusão Digital, em que alunos do Curso de Sistemas para Internet e Sistemas de Informação são os monitores de um curso básico de informática.  Quatro comunidades estão participando inteiramente grátis, que teve início nesse semestre em setembro, com aulas aos sábados das 8:00 às 12:00 horas.

Para este semestre foram contemplados pessoas da comunidade Salinas Ribamar de Cabedelo/PB e adolescentes das escolas públicas de Ensino Fundamental Anita Trigueiro do Valle, localizada no bairro do Altiplano, e a Francisca Moura, localizada no bairro Mandacaru. Nesse semestre também foi aberto uma turma para adultos. As pessoas beneficiados receberam material didático (apostilas), pastas e lanche inteiramente grátis, além de, ao final do curso, um certificado de conclusão do mesmo, assinado pelo coordenador do curso de computação.

Coordenadores do PID. Foto: pid.iesp.edu.br
A iniciativa do projeto foi do Prof. Fábio Nicácio de Medeiros e da Profª. Sheyla Natália de Medeiros e tem como objetivo principal oferecer cursos básicos de informática para adolescentes de comunidades carentes na faixa etária dos 13 aos 16 anos e renda familiar inferior a dois salários mínimos. Além de propiciar a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes, integrando-os ao mundo digital e valorizando a cidadania de quem ainda tem muito a aprender e contribuir.



Bloco onde é realizado o PID. Foto: Walter Rafael.

O projeto prioriza o aprendizado e a utilização da internet e dos principais programas de computador, o acesso gratuito aos serviços, às informações e às facilidades da Internet, orientado por profissionais treinados, quebrando as barreiras digitais que existem para muitas pessoas. O curso é oferecido semestralmente aos sábados, pela manhã das 8:00h às 12:00h nos laboratórios de informática do IESP/FATECPB. Novas turmas serão formadas no próximo ano.

Galeria de Fotos



Justificativa


Necessidade de se fazer a inclusão socioeconômica e humana das pessoas, procurando a igualdade de oportunidade e direitos. A inclusão social é a democratização do acesso a tecnologia da informação, um modo de educação que visa propiciar a todos a inclusão na computação. Considerando a situação socioeconômica das comunidades existentes em João Pessoa e Cabedelo foi escolhido os adolescentes que nunca tiveram condições disponíveis.

Geral

Turma de adultos do PID 2016.2. Foto: Walter Rafael.
Oferecer cursos básicos de informática para adolescentes de comunidades carentes. Propiciar a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes, integrando-os ao mundo digital e valorizando a cidadania de quem ainda tem muito a aprender e contribuir.
O projeto prioriza o aprendizado e a utilização da Web, o acesso gratuito aos serviços, às informações e às facilidades da Internet, orientado por profissionais treinados, quebrando as barreiras digitais que existem para muitas pessoas.

Específicos

  • Ensinar noções básicas de funcionamento do microcomputador com um enfoque totalmente prático
  • Oferecer inclusão digital para os adolescentes das comunidades próximas ao IESP/FATEC-PB
  • Ensinar o Windows e o pacote do Office
  • Ensinar e disponibilizar a navegação na Internet como meio de acesso às informações e ao conhecimento, gratuitamente
  • Ensinar a utilizar o correio eletrônico como veículo de comunicação
  • Orientar o uso da Internet para utilização de melhores práticas de usuários
  • Incluir atividades complementares aos alunos do curso de Sistemas de Informação e Sistemas para Internet (confecção do website, criação de apostilas, discussão de artigos, busca de adolescentes, planejamento estratégico do projeto)

Metas

  • Aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de João Pessoa e Cabedelo através da diminuição dos excluídos digitalmente
  • Possibilitar avanços sociais às classes mais baixas através do ingresso diferenciado ao mercado de trabalho
  • Aumentar a renda familiar através da educação digital que permite a ocupação de melhores postos de trabalho
  • Diminuir o abandono da escola no final no ensino fundamental
  • Oportunizar a autonomia dos envolvidos na criação de alternativas de trabalho no campo das tecnologias
  • Aumentar o Índice de Avanço Tecnológico (IAT), através da disseminação do domínio de novas tecnologias
  • Qualificar os estudantes de graduação através das práticas enquanto estudantes em experiência real
  • Construção e exercício da cidadania com a diminuição da exclusão social através das parcerias.

FontePID IESP FotoWalter Rafael
IESP realiza curso de informática ministrado por alunos iesp IESP realiza curso de informática ministrado por alunos iesp Reviewed by Natan Cardoso on 11/28/2016 08:03:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais