Esporte é saúde e vida, quando bem orientado



A pratica dos exercícios físicos é essencial a todos que buscam uma vida saudável, seja qual for a faixa etária de idade, seja ele a pessoa criança, adolescente, jovem adulto ou idoso, dentro dos limites de sua capacidade e que não tenha complicações causada por doença grave. Para iniciar a pratica de exercícios continuo é preciso antes procurar alguns médicos como: Clinico Geral, cardiologista. E se for da terceira idade, bom seria procurar um especialista em geriatria.  Mas quando for exercitar é necessário  que seja com a orientação de um profissional capacitado.


Exercícios da infância a fase adulta



Natação infantil e adolescente da Ginaqua Center
Os exercícios físicos praticados desde a infância até chegar a terceira idade proporcionam ao individuo benefícios incríveis no corpo e na mente! O corpo se beneficia diariamente, pois a atividade física fortalece o tônus muscular, ajuda muito na flexibilidade como também no fortalecimento dos ossos e articulações. Além disso, As crianças e adolescentes devem sempre praticar esportes. Em tempos em que a obesidade infantil cresce sem freio, é importante que a atividade diária faça parte da vida deles.


Esportes radicais de adolescentes e adultos

Todos tipos de esportes radiciais, não devem exercitar, sem antes tomar conhecimento dele, treinar com um instrutor ou praticante veterano e utilizar todos equipamentos necessários para diminuir os riscos de acidentes. Mas os praticantes desses esportes estão sujeito à acidentes, quanto mais novados mais propícios,  por isso é pura adrenalina constantemente até parar ou chegar ao destino.  Podemos classificar alguns de natureza média tais como: Skate com obstáculos, asa delta, canoagem, lutas marciais em geral.

Já os esportes radicais de adrenalina, podemos classificar alguns: Esquie no gelo, escalada em montanha ou alpinismo, trekking que são caminhadas em florestas, montanhas e riachos. Outro esporte radical originado da França é o parkou, na área urbana ou natureza, visando superar obstáculos.  

Exercício para a terceira idade

Após os 65 anos para o público em geral também necessita da prática de exercícios mas requer mais cuidados, antes de iniciar e a cada trimestre, essa fase da melhor idade deve procurar um geriatra, um cardiologista ou profissional da saúde indicado por eles e a partir dos, 70, para ex-atletas.  Os exercício mais indicados são: Danças de salão suaves,  caminhada e hidroginástica,


Hidro da Ginaqua Center (João Pessoa)
  Ao praticar uma atividade física o fluxo sanguíneo cerebral melhora e isso, além de favorecer a diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão, ajuda significativamente na auto-estima. E quando  for da terceira idade, bom seria procurar um especialista em geriatria, onde ele fará consultas clínicas e cardiológicas compatíveis a faixa etária de idade. Se bem que nos tempos atuais hoje um uma versão de valores pois, com avanço da tecnologia a hera digital, muitos jovens ficam grande parte do tempo com  jogos eletrônicos de celulares ou computadores, deixando a prática continua dos esportes.

Capitais e Metropolis


Admite-se que nas capitais, metropolis e grandes cidades é possível achar academias, clubes para uma boa e saudável pratica de esportes acompanhado por profissionais dessa área seja um ou uma personal trailer, técnico em artes marciais ou professor de educação física. Mas se sua cidade é porte médio ou pequena, não fique parado se mexa procure  fazer parte das aulas de Educação Física e pratique algum esporte mas sempre acompanhado por um professor ou profissional da área. Existem ainda


Vila Olímpica Parahyba 




Com a A inauguração da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, em João Pessoa, aconteceu em 28 de março de 2016. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), investe cerca de R$ 30 milhões na conclusão da maior reforma já realizada na estrutura, desde a fundação do antigo Dede, no Bairro dos Estados. E com o investimento de R$ 1,5 milhão em equipamentos, a Vila poderá atuar em sua capacidade máxima: 32 modalidades olímpicas, Um dos objetivos do complexo esportivo é tornar a Paraíba parte da Rede Nacional de Treinamentos, que foi um legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016.



O espaço ganhou um novo parque aquático com arquibancada e ainda uma piscina exclusiva para a modalidade de nado sincronizado, sendo a única da América do Sul. Também serão entregues dois ginásios, uma quadra que servirá para handebol de areia e vôlei de praia, um novo espaço para ginástica rítmica e artística, além de uma nova pista de atletismo, novos banheiros e vestiários.  A Vila Olímpica, que atenderá mais de 25 modalidades, vai ser o maior patrimônio do esporte da Paraíba e um dos melhores do Brasil”.



Seleção Handbool de Areia do Quatar
Com a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, em João Pessoa, Paraíba, foi possível entrar na   Rede Nacional de Treinamentos, que foi um legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Estiveram para treino de saltos ornamentais masculino e feminino as seleções da: Alemanha, Estados Unidos, Russia, E como também essas equipes femininas do nado sincronizado. Teve ainda outras equipes estrangeiras treinando ginastica, handebol , vólei. Já a seleção dos Emirados Arabes do Quatar foi apenas um jogo amistoso com a seleção Paraibana de Handbool de Areia.


Exercícios em Academias



Academia Equilíbrio do Corpo (João Pessoa-PB)
Basicamente, as academias de ginástica, sejam elas de qualquer tipo, são centros de prestação de serviços, de avaliação, prescrição, orientação de exercícios físicos, com a supervisão e orientação de profissionais de educação física, mas os custos e estrutura de um tipo de academia pode variar muito em relação a outro. Os principais tipos de academias são Academia de musculação e fisiculturismo, de luta, de dança. Já o studio de pilates ou fisio-terapia muito utilizado para correção ou exercício.



Visitando uma das dezenas de academias da capital paraibana, mais precisamente denominada Academia Equilíbrio do Corpo, em Tambaú, de propriedade do Sr. Wander Coelho Junior, fui recebido pelo personal trailer, Vlademir Pessoa e o treinador de Taekendo, Ricardo Veloso, ambos foram categoricos em dizer que logo que a pessoa chega, caso já esteja decidido qual será a atividade, faz uma avaliação e depois começa os treinos junto aos demais, sendo exercícios individuas, em dupla e em grupo. Quanto o regulamento para exame e autorga de faixa eles atendem conforme o regulamento do Conselho Nacional de Graduação, da Confederação Brasileira, que é de três por ano.


Treinos do Taekendo
Segundo Wander Coelho Junior " A atividade física é de fundamental importância para o ser humano, o nosso organismo exige mobilidades físicas para seu melhor finco." Acrescentou " Com a evolução da tecnologia, cada vez movemos menos,entretanto há necessidade da atividade física em uma academia com profissional habilitado, que vai realizar um trabalho direcional a cada individuo, para realizar com segurança e um bom resultado. " Conclui o.


Esportes de Rua e praças



Todo tipo de esporte é bem vindo para a saúde, desde que antes pelo menos procure antes um médico clinico geral, um cardiologista e solicitar a marcação dos exames de Ecocardiograma, esteira e outros testes ergométricos. Sempre que for fazer exercícios 30 minutos antes deve apenas tomar um copo de suco ou água, estar usando vestes adequadas ao esporte, inclusive calçado de tênis.  A primeira parte do exercício é o alongamento  e aquecimento dos muculos.  No caso de caminhada observar as suas condições fisicas, e não do seu próximo, mesmo em se tratando da faixa etária, mas sim o grau de capacidade.


Em se tratando de jogos na rua ou praças públicas, vai depender da capacidade física da pessoa, seja eles:  Volei de Praia, futebol de pelada, e outros.  Até mesmo apresentação como capoeira, hip hop, esses tem que ter o domínio, haja visto não estar em acomodações adequadas como nas academias, com as devidas proteções. Bastou passear com uma maquina fotográfica e poder ver nas areias da Praia de Tambaú em João Pessoa, uma aera para pratica de exercitórios de musculação ou seja uma "academia a céu aberto", que para muitos fizeram elogios pela inicia dos orgãos públicos,



Os elogios dos atletas de rua se dar pelo fato da necessidade de se  exercitar e já que eles não podem pagar a mensalidade de uma academia toda equipada e com personal trailer mas, por outro lado reclamaram da falta de mais equipamentos mais marombas e pelo fato de ter só uma prancha para exercício, onde os atletas aguardam a vez, chegando até se esfriar a musculatura. Outra reivindicação que poderia sanar a falta dos personal trailer, seria os órgãos públicos como prefeituras municipais escalar professores de Educação Física para três vezes na semana estarem em praças ou lugares públicos apropriados para fazer exercício com o público carente. Já nesse local, o vólei de praia no fim de semana sábado e domingo a tarde tem até profissionais a nível regional e nacional treinando.



Capoeira / Foto:Walter Rafael
Ainda no Busto de Tamandaré, na divisa das praias de  Tambaú e  Cabo Branco, na capital paraibana, há sempre apresentações principalmente na parte da noite de quarta a domingo, onde o calçadão está cheio de pessoas de diversas cidades inclusive turistas. Percebi a presença de dois grupos de danças que se encacha no esportes. O primeiro foi do grupo de capoeira, essa luta em forma de dança é  de origem Africana no qual os escravos se defendiam contra os capitãs de mato dos senhores de engenho, necessita de agilidade e força, em forma de cambalhotas e chutes com os pés. Mas nas apresentações torna mais branda.  



Programa Caminhar com Saúde



Coordenadora do Programa 
Apesar de ser realizado em lugares públicos, o Programa Caminhar Com Saúde Segurança, do  Governo do Estado, através da Polícia Militar da Paraíba, foi criado há 20 anos, atendendo a capital, de segunda à sexta, de inicio na Praia de Cabo Branco, no ano seguinte no Espaço Cultural José Lins do Rêgo das 6:00 às 7:00 horas e no patio externo do Ginásio O Ronaldão das 17:00 às 18:00 horas.



De alguns anos, a coordenação desse programa é da Tenente-Coronel PM Maria Filha.  Esse programa presta assistência a população com uma equipe de profissionais da área de saúde como técnicos enfermeiros, além de um personal trailer, todos policiais militares e tem apoio de uma viatura da pm.  O programa atende no horário previsto ao público em geral aos que vão caminhar, fazer exercício malhar ou simplesmente necessite de verificar pressão, e exame biométrico. Segundo o relato das pessoas esse programa é bom poque faz averiguação básica de saúde e orienta como fazer ginastica, além de dar segurança.

AGUARDEM A GALERIA DE FOTOS


FonteEdição do Blog  FotoWalter Rafael e outros
Esporte é saúde e vida, quando bem orientado Esporte é saúde e vida, quando bem orientado Reviewed by Walter Rafael on 2/13/2017 06:19:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais