Software livre será debatido em festival por toda América Latina


O maior evento de difusão do software livre, o 13º Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISol), será realizado simultaneamente em 20 países e diversas localidades. Em quase totalidade será realizado no dia 22 de abril. Já no Brasil ficou decidido com apoio da organização internacional, que será no dia 08 de abril. O Movimento Software Livre é um movimento social e político que visa defender a liberdade do usuário através da garantia da liberdade do software. Haverá palestras de cunho filosófico e técnico sobre o assunto, de maneira livre e gratuita.

Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento. Para isso diversas comunidades locais de Software Livre (em cada país/cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes, que devem estar com ele.

FLISol no Mundo


Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4o. sábado de abril de cada ano. Atualmente participam 20 países, entre eles pela ordem alfabética são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguay, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A Coordenação Internacional é composta dos seguintes líderes: Peter Eisinger + Felipe Augusto van de Wiel + Leandro Gómez + Odin Mojica. Muito embora para cada país poderá ter os seus organizadores.

FLISol no Brasil


A Coordenação Geral no Brasil é composta por: Thiago Paixão, Paulo Henrique de Lima Santan e Wellton Costa de Oliveira. Para entrar em contato com os coordenadores, mande e-mail para: contato@flisol.org.br  Veja os estados da Federação Brasileira que sempre participam: Amapá, Ceará, Minias Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.  Geralmente participam de cada estado a capital e algumas metropólis.
Logo/FLISoL-2015.png
Após uma longa discussão, os organizadores do FLISOL no Brasil decidiram então coletivamente mudar a data e realizar o evento no sábado anterior, ou seja, dia 08 de abril de 2017. A principal justificativa para a mudança da data é que os locais que costumam sediar o FLISOL como escolas e faculdades ficarão fechados durante os feriados, e se mantivéssemos o dia 22 ou 15 de abril, muitas cidades não teriam condições de organizar o evento. No fim, prevaleceu o espírito coletivo de solidariedade para que possamos ter o máximo de cidades organizando o FLISOL 2017.Por tanto, em caráter excepcional,

A quem destina o FLISOL, seja no mundo, no Brasil ou qualquer cidade o evento é dirigido a todo tipo de público: estudantes, pesquisadores, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, entusiastas, e mesmo pessoas que não tem muito conhecimento em informática, de forma gratuita e por isso tem que fazer a inscrição via internet pelos seguintes contatos: no Brasil: Entre em contato: contato@flisol.org.br
(46) 9910-57348.


FLISol em João Pessoa-PB


O FLISOL João Pessoa se manterá fiel aos princípios filosóficos do Movimento Software Livre e instalará somente distribuições GNU homologadas pela FSF, ou outras, desde que 100% Livres. Isso poderá implicar no não funcionamento de alguns periféricos como placas de rede Wifi. Entretanto, acreditamos que só faz sentido disseminar Softwares Livres em um evento destinado para esse fim. Um grupo de voluntários estará presente para ajudar na instalação e configuração.

O Movimento Software Livre é um movimento social e político que visa defender a liberdade do usuário através da garantia da liberdade do software. Este é um ato de resistência ao avanço da inserção de softwares não livres nas distribuições GNU e em especial no kernel linux.

Neste dia e local teremos algumas palestras de cunho filosófico e técnico tratando sobre o Software Livre e esperamos colaborar de forma contundente para a formação socio política dos participantes para adquirirem a consciência da importância da liberdade no meio tecnológico.

Faça um backup, traga seu notebook e experimente a liberdade que somente um sistema operacional GNU pode oferecer. Em João Pessoa, o Flisol tem a seguinte coordenação: Anahuac Gil, Humberto Júnior e Marcelo Souza.



Palestras da Sala FLISol


Acompanhando a decisão Brasileira, de mudança na data, a capital do Estado da Paraíba, João Pessoa, será no dia 08 de abril de 2017, deterá abordará das 09:00 às 17:00 horas, no Auditório Prof. Dr. William Pinheiro de Vasconcelos - BLOCO F do IESP, situado na BR 230, Km 14, contendo os seguintes temas de Palestras na Sala FLISol:
  • 09:00 - 10:30 --> Software Livre e Código Aberto não são a mesma coisa: OSIstas são mais complacentes. (Anahuac Gil); 
  • 10:30 - 12:00 --> Docker pra que te quero? (Abdala Cerqueira); 
  • 14:00 - 14:50 --> Instalando um GNU Debian 100% livre. (Alessandro Moura); 
  • 15:00 - 16:00 --> Como criar cidades inteligentes a partir de padrões abertos e o software livre. (Celso Mangueira);
  • 16:10 - 17:00 --> A confirmar.

Já na Sala PHP-PB


Haverá a seguinte programação:
  • 14:00 - 14:50 --> Performance de verdade com Phalcon Framework (Jaime Neto); 
  • 14:50 - 15:00 --> Sorteio de brinde Solo Web.Será sorteado um ano de hospedagem gratis na Solo Web. 
  • 15:00 - 15:40 --> Espaço IT Girls; 
  • 15:40 - 16:10 --> Interação entre participantes; 
  • 16:10 - 17:00 --> Técnicas de Deploy para Wordpress (Joel Walls Jucá) Como trabalhar de forma segura com Wordpress, controlando alterações de forma adequada e automatizando processos de deploy. 


Histórico


O FLISoL - Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre, surgiu no ano de 2005, mas só em 2008, foi adoptado a partir do 4º Sábado do mês de Abril de cada ano. Ainda em 2015 fomos alertados na lista de discussão dos organizadores do FLISOL no Brasil que se seguissemos a regra de organizar o FLISOL no 4º sábado de abril em 2016, o evento aconteceria no meio de um feriadão. O 4º sábado de abril será dia 23, e a quinta-feira anterior é dia 21 - feriado de Tiradentes. Após uma longa discussão, os organizadores do FLISOL no Brasil decidiram então coletivamente mudar a data e realizar o evento no sábado anterior, ou seja, dia 16 de abril de 2016. A principal justificativa para a mudança da data é que os locais que costumam sediar o FLISOL como escolas e faculdades ficarão fechados durante o feriadão,


FonteFlisol Internacional | Flisol IESPFotoSite Ayuntamiento Zacatecas
Software livre será debatido em festival por toda América Latina Software livre será debatido em festival por toda América Latina Reviewed by Walter Rafael on 4/06/2017 07:02:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais