Pronatec tem 575 mil vagas em cursos de qualificação


As vagas são  575 mil vagas gratuitas em cursos de Formação Inicial e Continuada e qualificação profissional a distância, desde que tenha concluído o ensino médio,  além disso, serão ofertadas também cerca de 1,6 mil outras vagas na modalidade presencial. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto.  As inscrições podem ser feitas  no  link  abaixo e as aulas começam a partir do dia 28 de agosto. Comente no fim da matéria.


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto. São 575 mil vagas gratuitas em cursos de Formação Inicial e Continuada e qualificação profissional a distância. Além disso, serão ofertadas também cerca de 1,6 mil outras vagas na modalidade presencial. As inscrições podem ser feitas neste link e as aulas começam a partir do dia 28 de agosto. Comente no fim da matéria.


Segundo o diretor de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Geraldo Andrade, explica quem pode se candidatar: "Qualquer cidadão brasileiro, seja ele em faixa etária estudantil, a partir dos 16 anos, ou até adulto que já esteja no mercado de trabalho ou desempregado pode se candidatar para ter este tipo de oferta em sua localidade", indicou. Há cursos direcionados para as áreas de Construção Civil, Informática, Administração e Saúde e serão ofertados por cerca de 40 instituições privadas de educação profissional e tecnológica.

Quem pode se inscrever:




O Pronatec atende prioritariamente os estudantes do ensino médio da rede pública estadual, incluindo o EJA (educação de jovens e adultos) e, para quem já concluiu o ensino médio, a prioridade beneficia trabalhadores; pessoas que recebem auxilio dos programas federais de transferência de renda como o bolsa família; e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas com bolsa integral.

Os procedimentos para a inscrição variam de acordo com a instituição que oferece o curso, não existindo um sistema unificado de inscrições, como ocorre com outras iniciativas, como o SISu ou o Prouni. Candidatos que já tenham se formado no ensino médio deverão optar obrigatoriamente pela Bolsa Formação Trabalhador, sendo que os cursos oferecidos seguem três modalidades:

•Técnico na forma subsequente, para aqueles que já concluíram o Ensino Médio;
•Técnico na forma concomitante, para alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública ou em rede privada como bolsista integral;
•Técnico na forma integrada, para quem concluiu o Ensino Fundamental adquirindo assim a formação técnica e do ensino médio em conjunto.

Pornatec


Pronatec e Sisutec são dois programas criados pelo Ministério da Educação (MEC) que visam expandir a oferta de cursos profissionalizantes a jovens e adultos brasileiros.
O Programa Pronatec em si oferece milhares de oportunidades para que jovens possam estudar de forma gratuita em instituições de ensino como por exemplo o SENAI e o SENAC. As inscrições para o Pronatec estão abertas em algumas destas instituições, estas que ainda oferecem pagamentos aos alunos por meio do Pronatec. Confira também as inscrições para o Sisutec!

Vejamos abaixo as informações completas sobre o que são ambos os programas e a importância deles para a melhoria da educação Brasileira.
Garanta sua vaga por meio do Enem
Programas como o Pronatec, Sisu, SisFIES, Prouni e também o programa Ciência sem Fronteiras possibilitam a inserção do aluno a uma faculdade de qualidade.

De acordo com a lei nº 12.513/2011 o Pronatec deverá atender prioritariamente os estudantes do ensino médio da rede pública estadual, incluindo o EJA (educação de jovens e adultos) e, para quem já concluiu o ensino médio, a prioridade beneficia trabalhadores; pessoas que recebem auxilio dos programas federais de ...



FontePortal Correio FotoDivulgação do Pronatec
Pronatec tem 575 mil vagas em cursos de qualificação Pronatec tem 575 mil vagas em cursos de qualificação Reviewed by Walter Rafael on 8/08/2017 09:31:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais