O XVII SENABOM de resgate está se realizando na capital da Paraíba


Gestores em Segurança Pública de todo o país e ainda da Guiana Francesa prestigiaram, nesta quarta-feira (8), a abertura do XVII Seminário Nacional de Bombeiros, que acontece até sexta-feira (10) na Paraíba e reúne mais de 4 mil participantes no Centro de Convenções, em João Pessoa. O evento foi aberto oficialmente durante solenidade no Teatro A Pedra do Reino, pelo secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, que representou o governador Ricardo Coutinho. A solenidade também contou com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto dos Santos Cruz e outras autoridades civis e militares. Este evento é considerado o maior da América na área de resgate e salvamento.

 Coronel Jair Carneiro, Comandante do Bombeiro PB
“É com muita alegria que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, no ano do seu centenário, sedia este evento e recebe em nosso estado delegações nacionais, internacionais, militares, civis, conferencistas, expositores e congressistas de todo o país. O XVII Senabom tem como proposta congregar vários segmentos, com o intuito da troca de experiências e conhecimento, além da oportunidade de realização de negócios. De braços abertos os acolhemos, convictos de que será um grande evento, que ficará na história”, comemorou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros.


O secretário da Segurança, Cláudio Lima, destacou a importância de o evento estar sendo realizado no estado. “A Paraíba no cenário nacional tem uma importância significativa. Este ano a escolha do local onde aconteceria o Senabom foi baseada em critérios do próprio colégio de Comandantes Gerais e isso nos engrandece muito, porque traz troca de experiências e construções de protocolos no país”, frisou.


Em seu discurso, o secretário Carlos Alberto Cruz defendeu uma cruzada pela Segurança Pública. “É muito importante que sejam debatidos aspectos técnicos e também operacionais dessa atividade.  Tem que haver uma cruzada de união, da sociedade, da imprensa, do poder executivo, na parte de orçamento, de distribuição de recursos, de capacitação, de novos concursos, preencher os efetivos, do Poder Judiciário, Ministério Público, Sistema Prisional. Todos eles têm que ter como foco a segurança do cidadão e a valorização do trabalho policial”, defendeu. O general foi agraciado com a medalha do centenário do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, instituída pelo governador Ricardo Coutinho em março deste ano.

O Senabom está sendo organizado pelo Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, e é o maior evento bombeirístico da América Latina, reunindo este ano, em João Pessoa, mais de 4 mil participantes. Durante a abertura do evento, aconteceram apresentações culturais, com quadrilha, grupo de xaxado, show do sanfoneiro Edmar Miguel e palestra com o máster coach Marcelo Teixeira. As atividades ainda incluem a apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesas redondas, provas técnicas e uma feira internacional de exposição de equipamentos utilizados na prevenção e combate a incêndios.

Text Ver Galeria de fotos do XVII SENABOM classname: myButton Font Size: 17px bold italic Size Vertical Size: 12px Horizontal Size: 32px Border Border Radius: 24px Border Size: 1px Box Shadow / inset Vertical Position: 1px Horizontal Position: 0px Blur Radius: 0px Spread Radius: 0px Text Shadow Vertical Position: 1px Horizontal Position: 0px Blur Radius: 0px Ver Galeria de fotos do XVII SENABOM .myButton { -moz-box-shadow:inset 0px 1px 0px 0px #97c4fe; -webkit-box-shadow:inset 0px 1px 0px 0px #97c4fe; box-shadow:inset 0px 1px 0px 0px #97c4fe; background:-webkit-gradient(linear, left top, left bottom, color-stop(0.05, #3d94f6), color-stop(1, #1e62d0)); background:-moz-linear-gradient(top, #3d94f6 5%, #1e62d0 100%); background:-webkit-linear-gradient(top, #3d94f6 5%, #1e62d0 100%); background:-o-linear-gradient(top, #3d94f6 5%, #1e62d0 100%); background:-ms-linear-gradient(top, #3d94f6 5%, #1e62d0 100%); background:linear-gradient(to bottom, #3d94f6 5%, #1e62d0 100%); filter:progid:DXImageTransform.Microsoft.gradient(startColorstr='#3d94f6', endColorstr='#1e62d0',GradientType=0); background-color:#3d94f6; -moz-border-radius:24px; -webkit-border-radius:24px; border-radius:24px; border:1px solid #337fed; display:inline-block; cursor:pointer; color:#ffffff; font-family:Arial; font-size:17px; font-weight:bold; padding:12px 32px; text-decoration:none; text-shadow:0px 1px 0px #1570cd; } .myButton:hover { background:-webkit-gradient(linear, left top, left bottom, color-stop(0.05, #1e62d0), color-stop(1, #3d94f6)); background:-moz-linear-gradient(top, #1e62d0 5%, #3d94f6 100%); background:-webkit-linear-gradient(top, #1e62d0 5%, #3d94f6 100%); background:-o-linear-gradient(top, #1e62d0 5%, #3d94f6 100%); background:-ms-linear-gradient(top, #1e62d0 5%, #3d94f6 100%); background:linear-gradient(to bottom, #1e62d0 5%, #3d94f6 100%); filter:progid:DXImageTransform.Microsoft.gradient(startColorstr='#1e62d0', endColorstr='#3d94f6',GradientType=0); background-color:#1e62d0; } .myButton:active { position:relative; top:1px; }
Programação do dia – De acordo com o coronel Jair Carneiro de Barros, comandante do CBMPB, um dos destaques da programação desta quarta-feira é o início da Certificação Nacional de Cães. Nesta prova, binômios (homem + cão) de Corpos de Bombeiros de diversos estados passam por testes para assegurar que estão aptos para atuar como cães e condutores de busca e resgate em ocorrências em qualquer lugar do Brasil.

A prova é dividida em três etapas e se estende até a sexta (10), incluindo simulações reais de busca a vítimas em ambientes de mata. A certificação acontece no estacionamento do Centro de Convenções, sendo aberta gratuitamente ao público. Outras atividades também serão realizadas no mesmo local, com acesso livre, como a exposição de equipamentos de alta tecnologia e a prova Bombeiro de Aço (esta dia 09).


O primeiro dia de atividades oficiais conta ainda com uma palestra do master coach Marcelo Teixeira, que falará, das 11h às 12h, no Teatro Pedra do Reino, sobre ‘Inteligência Emocional – Quem está no comando razão ou emoção?’. As inscrições para participar da programação científica do Senabom podem ser feitas no próprio local do evento. Segundo o palestrante ele declara que: " A falta da inteligência emocional fazem com que 87% das pessoas fracassarem e 13% devido a falta de conhecimentos e habilidades técnicas."




Foto da STOP
Na quinta-feira(09) o palestrante será o Tenente-Coronel Leite da Força Aérea é especialista em resgate e sobrevivência e por isso vai palestrar sobre "Desafios e Superações"; Para ser um homem de resgate, os cursos são extremamente rígidos, e geralmente é feito técnicas de resgate em todos os biomas brasileiros, para que eles identifiquem com a pessoa que está em apuros, agora quando é bastante gratificante trazer ela pra casa e com vida, isso não tem preço, isso dar uma sensação de conforto do espirito e dar mais forças de resgatar outras e sentir para sentir-se mais realizado. Ele participou do resgate da Gol, mesmo sendo só para achar um corpo para os seus entes queridos poder se despedir e velar pelo menos." Conclui o Coronel Leite  Já participou entre muitos resgates também na Amazônia.

Ver Galeria de fotos do XVII SENABOM


FontePortal do Governo FotoClique aqui
O XVII SENABOM de resgate está se realizando na capital da Paraíba O XVII SENABOM  de resgate está se realizando na capital da Paraíba Reviewed by Walter Rafael on 11/09/2017 09:57:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais