Navio Patrulha da Marinha esteve atracado em Cabedelo para visitação






O navio patrulha Macau da Marinha do Brasil, esteve atracado no Porto de Cabedelo, na Paraíba, entre os dias dias 13 à 17, sendo para visitação pública no final de semana daquela temporada.  O objetivo da visitação de civis foi a homenagem especial ao Dia do Marinheiro e foi prestigiado por centenas de moradores de Cabedelo e região.  A
 ação se repetiu em diversas capitais do país. O que se destaca não é o tamanho mas, sim a capacidade e tarefas.


O Porto de Cabedelo, com autorização do comando do navio, ampliou para o final de semana a visitação pública ao navio patrulha Macau. As visitas no sábado e no domingo ocorreram das 14h às 17h e para participar não é necessário agendamento prévio. Nesta quarta-feira (13), foi realizada a primeira tarde em que a população teve a oportunidade de visitar o navio. O evento foi em comemoração ao Dia do Marinheiro por determinação do Comando do 3º Distrito Naval, o qual o Navio Macau é subordinado juntamente com uma grande esquadra de navios.


O navio tem 54 metros de comprimento, 9,3 metros de boca, 2,5 metros de calado e capacidade para 43 tripulantes. Conta com dois motores de propulsão a diesel e carrega armamentos como um canhão e duas metralhadoras. O seu peso carregado chega a 500 toneladas.  Podendo fazer a docagem simultanea de seis navios de 1200 toneladas.



O Navio Patrulha Macau ganhou esse nome em homenagem a cidade homônima localizada no litoral do Estado do Rio Grande do Norte, famosa por suas salinas e pela produção de petróleo. O Macau faz o patrulhamento das águas jurisdicionais brasileiras e executa diversas tarefas como a vigilância e defesa do litoral, das áreas marítimas costeiras e das plataformas de exploração de petróleo no mar e contribui para defesa de portos, além de fiscalizar e realizar operações de busca e salvamento na área de responsabilidade do Brasil.



Navio Patrulha Macau

 

A atracação do “Macau” à população capixaba o segundo navio da Classe “Macaé”, que foi construído em 2010 pela Indústria Naval do Ceará, e que tem como principal missão a patrulha da área marítima sob jurisdição brasileira, fazendo parte sob o Comando do 3º Distrito Naval do Marinha do Brasil.  Mas foi em outubro de 2016, que esse navio atracou no Cais do Sul do Rio de Janeiro, onde foi instalado o canhão Bofors de 40 mim, L70 SAK da ex_ Corveta Frontin enquadramento, no qual oportunidade .


Com objetivo de conhecer melhor as dimensões em comprimento, capacidade e poder operacional, além de qual o objetivo especifico da capacidade e a tripulação e outros departaemntos tripulação do NPa Macau P 75 é composta por 34 militares, sendo quatro Oficiais e 30 Praças, veja as características desse navio:

Comprimento total: 55,6 m
Boca máxima: 8,0 m
Calado máximo: 2,5 m
Deslocamento: 500 t
Sistema de propulsão: 2 MCP MTU 16V 4000 M90
Geração de energia: 3 Grupos diesel-geradores MTU
Velocidade máxima: 21 nós
Raio de ação a 15 nós: 2.500 MN
Autonomia: 10 dias

Armamento:
01 Canhão 40mm L70 (AOS)
02 Metralhadoras 20mm GAM B01-2

Operações Aéreas:




Visita de Aspirantes da US Naval Academy

 Capacidade de operar com aeronaves em fainas de recebimento de cargas e de pessoal, por esse e outros motivos o Navio Patrulha Macau P75, recebeu a visita de aspirantes da US Naval Academy.  No dia 17 de junho, o Navio Patrulha “Macau” recebeu a visita de seis Aspirantes da US Naval Academy, acompanhados do Capitão de Corveta Alexandre, Oficial da Marinha do Brasil e instrutor de navegação da Academia que tem sede na cidade de Annapolis, nos Estados Unidos da América.


Por ocasião da visita, os Aspirantes puderam percorrer os diversos compartimentos de bordo e assistiram a uma apresentação a respeito das principais características e potencialidades do navio, concernentes às atividades de patrulha naval e socorro e salvamento marítimo, bem como da organização e atribuições dos Distritos Navais na proteção das Águas Jurisdicionais Brasileiras.




FontePortal do Governo PB | Local 2FotoClique aqui
Navio Patrulha da Marinha esteve atracado em Cabedelo para visitação Navio Patrulha da Marinha esteve atracado em Cabedelo para visitação Reviewed by Walter Rafael on 12/13/2017 10:20:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais