Id Jovem um direito nacional do estudante carente


O Governo Federal nos últimos anos vem lançando inúmeros programas voltados para o público jovem.  Mas, cabe aos Estados da Federação fazer as devidas fiscalizações dos direitos da população, nesse caso especifico aos estudantes de todo o país.  A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB), em parceria com as Secretarias de Estado da Cultura, da Juventude Esporte e Lazer, e do Desenvolvimento Humano, e o Conselho da Criança e do Adolescente,  realizará um trabalho de divulgação e orientação à população sobre os direitos que os jovens adquiriram da meia passagem em transportes interestaduais e meia entrada nos eventos culturais entre outros, por meio do ID Jovem.


ID Jovem na Paraíba



A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, explicou que a ID Jovem (Identidade Jovem) é o documento de identificação juvenil, que garante benefícios para jovens com renda familiar de até dois salários mínimos, concedendo direito à meia-entrada em eventos artísticos e culturais, salas de cinema, teatros, shows e passagens gratuitas em transportes interestaduais. “Vamos no primeiro momento fazer a divulgação da ID Jovem e em seguida fiscalizar as empresas se estão fazendo valer esses direitos” reforçou.

Já a secretária executiva de Juventude, Priscilla Gomes, explicou que a ID Jovem é o primeiro direito garantido para os jovens a partir do Estatuto da Juventude, sancionado no ano de 2013. Com ela, os jovens podem ter acesso à maior mobilidade urbana oportunizando dessa maneira novas vivências e experiências para a juventude beneficiada.

“Aqui na Paraíba, dos mais de 1 milhão de jovens, quase 600 mil podem ter acesso a este programa ID Jovem. Estamos trabalhando para garantir novos mecanismos de direito à juventude, a partir da ID Jovem na Paraíba”, destacou a secretária Priscilla Gomes.

Direitos adquiridos com a ID Jovem:

•        Meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, e quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, etc.

•        Reserva de assentos em viagens interestaduais, 2 assentos com 100% de gratuidade e 2 assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos ônibus, trens e barcos de classe convencional.

•        Isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.

•        Para maiores informações acesse http://idjovem.com/



Projeto do Governo Federal



O Governo Federal lançou mais um programa  de grande utilidade voltados para o público jovem, desta vez o Id Jovem  criado no ano de 2016 pelo Governo Federal que possui o objetivo de ampliar os direitos e também assegurar as conquistas do Estado da Juventude. Essa ampliação dos direitos é realizada por meio do fornecimento de documentação de identificação para jovens com faixa etária de 15 a 29 anos inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais, também conhecido como CadÚnico, e com renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos, equivalente à R$ 1874.


Requisitos para participar do ID  É preciso cumprir algumas regras para ter direito ao identidade jovem. Existem alguns requisitos para se cadastrar são:Ter entre 15 à 29 anos;
Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais; estar com cadastro atualizado há pelo menos 24 meses; ter renda familiar de até dois salários mínimos


Essa documentação poderá ser apresentada em locais como teatros, estádios de futebol, cine e também empresas de transporte interestadual, que averiguarão as informações por intermédio de um QR CODE. É importante ter em mente que todas as informações fornecidas no cadastro do ID Jovem são sigilosas, assim como inviolável. Cada cadastro possui validade referente à 30 dias. Após o término desse tempo, é preciso revalidar o documento em uma nova consulta pelo site ou aplicativo do celular. O cadastro no ID Jovem é realizado somente pela internet. Esse processo pode ser feito no site do programa pelo seguinte endereço eletrônico: https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem. Durante o cadastramento é requerido algumas informações, como o número de inscrição social, nome completo, data de nascimento e também o nome da mãe.




FonteId Jovem | Local 2FotoID JOVEM
Id Jovem um direito nacional do estudante carente Id Jovem um direito nacional do estudante carente Reviewed by Walter Rafael on 2/14/2018 06:05:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais