Artista Plástica Fátima Farias expõe “Mistérios, Surpresas & Revelações”


 A jornalista artista plásticas Fátima Farias lançou sua exposição com o título “Mistérios, Surpresas & Revelações”, na Fundação Casa de José Américo. A mostra teve 30 telas, com artes abstratas e temáticas diversas: avulsas ou em série. O evento aconteceu quarta-feira, (15) à noite.  Entre os temas, tiveram Geometria Divina e Transição Planetária, onde Fátima Farias revelou que a exposição que tiveram algumas homenagens, dentre elas, ao escritor José Américo de Almeida. Com relação ao título “Mistérios, Surpresas & Revelações”.

A Jornalista explica que este representa como o processo criativo aconteceu em sua vida.  Ela disse que sem qualquer habilidade para um simples desenho, de repente, ao colocar as mãos nas tintas e dirigir sobre papéis, surpreendeu-se com o resultado. Surgiu o primeiro trabalho, que se desdobrou em mais sete e isso foi o só um ponta-pé inicial de uma sequencia.

Fátima Farias acha que se trata de um processo por meio de inspiração e intuição. Após a primeira experiência, ela sentiu a necessidade de repetir as pinturas em outros dias, como intuída a dar vazão ao que se apresentava em sua mente. O resultado é sempre pinturas abstratas que ela não sabe explicar o porquê das cores e símbolos apresentados. A exposição tem como curadora, a psicóloga Valéria Regina Diniz da Silva.

Perfil




A Artista Plástica Fátima Farias e sua Curadora Valéria Diniz fala
Paraibana de Boa Vista, situada no Cariri, Fátima Farias reside na Capital paraibana há mais de 40 anos. Uma cidade pela qual sente muito amor e considera como sua “mãe adotiva”. Formada em Comunicação Social pela UFPB,  com habilitações em Jornalismo,  Membro do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e Relações Públicas, atuou por quinze anos no extinto Jornal O Norte, onde foi repórter e editora de Programação Cultural. Também tem formação em “Empreendedorismo de Eventos”, pelo Sebrae.  Fátima Farias ingressou no mundo literário em 2004, com o lançamento do livro “Encontro com Consciências – Diálogo da unidade com a diversidade”. Sempre sintonizada com o mundo artístico-cultural, foi assessora de imprensa da Fundação Espaço Cultural, Codata, além de outras atividades como freelance. Atualmente é diretora de Programação Cultural da Fundação Casa de José Américo.




Analise Crítica de Neide


A escritora e artista plástica Neide Medeiros Santos escreveu um texto, analisando os trabalhos de Fátima Farias. Imagens arquetípicas. "Pintar aquilo que vemos diante de nós é uma arte diferente de pintar o que vemos dentro de nós.(Carl Gustav Jung) ".  Já a psiquiatra Nise da Silveira, psicanalista e seguidora das ideias de Jung, analisou o comportamento de seus pacientes e os tratou com atividades artísticas e terapêuticas, mas foi também uma estudiosa das imagens, da pintura e do desenho de pessoas que não apresentavam um caráter patológico.




O Artista Plástico, Flávio Tavares observa as pinturas de Fátima
 Para Nise, a imagem não é uma simples cópia psíquica dos objetos externos, mas uma representação imediata, produto da função imaginativa do inconsciente que, muitas vezes, se manifesta de maneira súbita. Nesse caso, afloram as imagens internas e o artista não sabe explicar como surgiu sua obra. 
Fátima Farias é o exemplo da artista que não sabe explicar o porquê de suas pinturas abstratas. Seriam imagens do inconsciente, imagens arquetípicas, motivos mitológicos? A presença de corações, de laços entrelaçados, de tons azuis que se associam ora ao mar ora ao céu denotam que estamos em um mundo de mobilidade contínua.
   

Jung considera que as imagens arquetípicas não necessitam de interpretações, elas retratam sua própria significação. Os artistas e os poetas são movidos por sentimentos que não encontram explicações lógicas para determinados devaneios, criam imagens visionárias, elas existem, estão aí e cabe ao espectador ou leitor tentar desvendá-las.

Encontramos essa passagem em um dos poemas de Fernando Pessoa:  Não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei. Assim é a pintura abstrata de Fátima Farias, uma reunião de sentimentos inexplicáveis, a junção de imagens arquetípicas que mudam a cada momento. Ninguém traz a chave que desvenda as imagens artísticas,  elas vêm cobertas de muitos véus, é necessário apenas contemplá-las.




FonteArtista Plástica Fátima FariasFotoDivulgação de Fátima Farias
Artista Plástica Fátima Farias expõe “Mistérios, Surpresas & Revelações” Artista Plástica Fátima Farias expõe  “Mistérios, Surpresas & Revelações” Reviewed by Walter Rafael on 8/14/2018 04:32:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais